Taxa pode ser questionada nos EUA

Publicação: 01/08/2025 03:00

O tarifaço pode ser questionado pelo Congresso norte-americano. Isso porque os senadores democratas Jeanne Shaheen, Tim Kaine, Chuck Schumer e Ron Wyden assinaram comunicado que prevê uma manobra parlamentar para que a Casa priorize a votação do tarifaço. “Em uma ordem executiva emitida ontem (quarta), Trump invocou a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) para impor as tarifas. Qualquer senador pode desafiar o uso da IEEPA. Isso significa que o Senado será obrigado a votar a legislação”, diz o texto.

No texto, os parlamentares citam o efeito inflacionário que a alíquota de 50% contra produtos brasileiros proporcionará à economia dos EUA. “O presidente Trump não tem interesse em reduzir os custos para o povo americano. Se tivesse, não estaria impondo tarifas e iniciando guerras comerciais sem sentido”, afirmam.

SANÇÕES
O projeto de lei de “Sanções à Rússia de 2025”, que tramita no Senado americano, pode impor tarifa adicional de 500% aos produtos do Brasil. O texto prevê a imposição de taxa secundária às nações que mantêm relações comerciais com o país de Vladimir Putin. (Correio Braziliense e Metrópoles)