ADEUS AO PAPA - 17/12/1936 - 21/04/2025 » Líderes mundiais prestam as últimas homenagens Mandatários divulgaram textos de condolências ontem. Brasil decretou luto oficial de sete dias

Publicação: 22/04/2025 03:00

Mandatários de todo o mundo prestaram homenagem ao Papa Francisco ontem. Entre os líderes políticos que se pronunciaram, estão os de nações das Américas, Europa e Oriente Médio. Pernambuco também reverenciou o pontífice.

ITÁLIA

A morte do Papa Francisco “aflige profundamente porque um grande homem nos deixou”, reagiu a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni.

ESTADOS UNIDOS

“Descanse em paz, Papa Francisco! Que Deus o abençoe e a todos que o amavam!”, publicou em sua rede social Truth, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

UNIÃO EUROPEIA

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou que Francisco “inspirou milhões de pessoas por sua humildade e seu amor tão puros pelos mais desfavorecidos”.

Rei Charles III: estou "profundamente entristecido" (REPRODUÇÃO INSTAGRAM @THEROYALFAMILY)
Rei Charles III: estou "profundamente entristecido"
REINO UNIDO

O rei Charles III da Inglaterra disse ontem que estava “profundamente entristecido” pela morte do Papa Francisco, que serviu ao mundo com “devoção durante toda a sua vida”.

ALEMANHA

O chefe de governo demissionário, Olaf Scholz, descreveu Francisco como um “defensor dos mais fracos” e como um “homem de reconciliação”.

ISRAEL

O presidente Isaac Herzog prestou homenagem a “um homem de profunda fé e compaixão sem fim”.

PALESTINA

O presidente da Autoridade Palestina Mahmud Abbas homenageou “um amigo fiel do povo palestino”, que reconheceu a Palestina como Estado.

BRASIL

No Brasil, o presidente Lula decretou luto oficial por sete dias. As bandeiras foram hasteadas ameio-mastro, na frente do Palácio do Planalto, em Brasília.

PERNAMBUCO

Em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSD) também decretou luto oficial de sete dias. O luto foi oficializado ainda ontem em edição extra do Diário Oficial do Estado.

ARCEBISPO

“Nós o entregamos como oblação, como dom de Deus. Ele sempre foi e é de Deus.” Foi com essas palavras de fé e esperança que Dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife, reagiu à notícia da morte do papa. Para o religioso, a despedida do pontífice argentino em meio ao tempo pascal tem um forte significado espiritual: “Está nos planos amorosos de Deus. Ele foi o papa da esperança e morreu no domingo da esperança.”