Ataques russos deixam 13 mortos em Kiev
Bombardeios com a utilização de mísseis e drones aconteceram durante trégua para a maior troca de prisioneiros entre os dois países
Publicação: 26/05/2025 03:00
![]() | |
Troca de prisioneiros entre Rússia e Ucrânia foi a maior desde o início do conflito |
A Ucrânia sofreu novos ataques aéreos neste domingo (25), que deixaram pelo menos 13 mortos, enquanto em Moscou os drones ucranianos provocaram o fechamento temporário de alguns aeroportos, horas antes da conclusão de uma grande troca de prisioneiros entre os dois países.
A Força Aérea da Ucrânia afirmou ter derrubado 45 mísseis e 266 drones russos durante a nova onda de bombardeios noturnos que afetou “a maioria das regiões” do país. “Ataques aéreos inimigos foram relatados em 22 locais e quedas de partes de mísseis e drones derrubados em 15 locais”, afirmou o Exército no Telegram.
Yuriy Ignat, porta-voz da Força Aérea, informou que a Rússia lançou 298 drones, o que representa o “maior número” em um dia desde o início da guerra.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, pediu aos Estados Unidos, aos países europeus e a “todos que buscam a paz que mostrem determinação” para levar o presidente russo Vladimir Putin a “terminar a guerra”.
O chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, disse neste domingo que não está “nada feliz com o que Putin está fazendo. Está matando muita gente e não sei que diabos lhe aconteceu”.
Noite de terror
Os serviços de emergência ucranianos descreveram uma “noite de terror na região de Kiev”. “Vimos que toda a rua estava em chamas”, disse à AFP Tetiana Yankovska, uma aposentada de 65 anos que sobreviveu a um ataque na localidade de Markhalivka, ao sudoeste de Kiev.
Outro aposentado, Oleksander, de 64 anos, também sobreviveu ao bombardeio. Ele declarou que não tem muita fé nas negociações em curso.
Em Moscou, o prefeito Sergei Sobyanin anunciou que mais de 10 drones ucranianos alcançaram a capital russa, mas não mencionou vítimas. A agência russa de aviação civil impôs restrições em pelo menos quatro aeroportos de Moscou, incluindo o principal, Sheremetyevo.
Troca de prisioneiros
Apesar do agravamento do conflito, Rússia e Ucrânia concluíram neste domingo a última etapa da troca de prisioneiros no formato de 1.000 por 1.000. Esta é a maior troca de prisioneiros de guerra desde o início da invasão russa há mais de três anos. (AFP)