Publicação: 26/05/2025 03:00
![]() | |
Madri+ reuniu diplomacia europeia, árabe e convidados |
A diplomacia da Espanha sediou, neste fim de semana, um encontro Madri+, que reuniu representantes de nações europeias e do Oriente Médio, além do Brasil, com o objetivo de deter a guerra “desumana” e “sem sentido” de Israel em Gaza, segundo declarou o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares.
Para ele, a comunidade internacional deveria contemplar a adoção de sanções contra Israel para interromper a guerra em Gaza.
Nas últimas semanas, vários aliados tradicionais de Israel levantaram suas vozes para aumentar a pressão, depois que o Exército israelense intensificou as operações na Faixa de Gaza.
Israel retomou as operações militares no local em 18 de março, após romper uma trégua de dois meses. E, desde 2 de março, aplicava um bloqueio total que provocou escassez de água, comida, combustíveis e medicamentos, o que gerou o temor de um cenário de fome no território palestino.
O Fórum Madri defende a entrada incondicional de ajuda humanitária em Gaza e a implantação de dois estados na região como solução para o conflito. (AFP)