Conclave: primeiro dia encerra com fumaça preta
Resultado já era esperado, pois a eleição do sucessor de Francisco prevê mais negociações e várias votações até um nome conseguir 89 do total de 133 votos
Publicação: 08/05/2025 03:00
![]() | |
Cor determina se o novo pontífice foi ou não escolhido pela maioria dos cardeais |
Primeira votação, fumaça preta: os cardeais não chegaram a um acordo ontem sobre o sucessor do papa Francisco e permanecerão isolados do mundo até que um nome consiga ao menos 89 dos 133 votos. Cerca de 50 mil pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano, assistiram à coluna de fumaça sair da pequena chaminé de cobre localizada no telhado da Capela Sistina, onde ocorre todo o processo.
Não foi uma surpresa. A eleição já previa mais negociações e várias votações até se chegar a um nome de consenso entre os apoiadores de Francisco e a ala mais conservadora, que criticou bastante o pontificado reformista do primeiro papa latino-americano, voltado para os pobres.
O primeiro escrutínio foi conhecido três horas e quinze minutos após o “extra omnes”, a ordem de “todos fora”, para que os cardeais se recolhessem e dessem início a este ritual que remonta à Idade Média. A partir de agora, serão feitas quatro votações por dia, duas pela manhã e duas à tarde.
A partir de hoje, as fumaças devem ocorrer nos seguintes horários: 5h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido; 7h (Horário de Brasília); 12h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca; e 14h (Horário de Brasília).
Se depois do terceiro dia de conclave a igreja ainda estiver sem papa, será feita uma pausa de 24 horas para orações. Os cardeais ficam proibidos de ter contato com o mundo externo até o fim da votação. (AFP e Estadão Conteúdo)