A presença do Dr. Albert Sabin no Recife

George Trigueiro
Diretor médico do Hospital Albert Sabin
trigueirogeorge@gmail.com

Publicação: 14/07/2014 03:00

“Não se pode separar problemas econômicos dos de saúde. Existe aqui um país dinâmico e outro que envolve mais da metade da população que não tem nada. Parece que já é hora do governo ter um programa de governo coordenado para não apenas estimular as atividades do Brasil, mas também dar uma melhor vida à população pobre.” Em 3 de novembro de 1989, o cientista e descobridor da vacina antipólio, Dr: Albert Sabin, em entrevista coletiva dada no Centro Hospitalar Albert Sabin, por ocasião do lançamento da pedra fundamental do prédio da nova Maternidade, em comemoração aos 15  anos de fundação da instituição, demonstrava a preocupação com a saúde e qualidade de vida dos brasileiros. No mesmo dia, ele recebeu o título de Cidadão Recifense na Câmara dos Vereadores do Recife. Hoje também é nome de uma Policlínica da Prefeitura da Cidade do Recife. Passados 25 anos de sua presença em nossa cidade, o Centro Hospitalar Albert Sabin comemora os seus 40 anos de existência com a mesma preocupação do seu patrono, além de uma assistência à saúde de qualidade e igualitária.

Tradicionalmente, realizávamos uma grande confraternização festiva com os profissionais de saúde e a comunidade, por ocasião do nosso aniversário. Este ano iremos oferecer à comunidade  científica a oportunidade de refletir sobre os avanços na medicina e as questões de gestão e governança na área de saúde.

Nos dias 9 e 10 de outubro de 2014, estaremos realizando o Fórum de Saúde e Gestão, quando discutiremos esses assuntos de relevantes interesses no setor. Nos 40 anos do Hospital Albert Sabin quem ganha presente é a sociedade.

Ao longo desse tempo de existência fomos pioneiros em diversos serviços médicos e inovação tecnológica, sempre ocupando uma posição de vanguarda. Temos o orgulho de ter dado os primeiros passos na mudança cultural e científica da assistência à saúde vigente na década de 1970. A partir do nosso exemplo, outros hospitais surgiram e outros fizeram reformas e investimentos que atualmente consolidam o denominado Polo Médico do Recife. Nosso tributo ao Dr: Albert Sabin, patrono do hospital, é continuar buscando um atendimento justo e humanizado à nossa população.