Caminhada bem-sucedida do Partido Comunista da China (1)

Yan Yuqing
Cônsul-Geral da China no Recife

Publicação: 02/06/2021 03:00

1º Artigo da Série Comemorativa do Centenário do PCCh

Sendo o maior partido do mundo, o Partido Comunista da China (PCCh) vai celebrar o seu centenário no dia 1 de julho deste ano. Durante um século, o PCCh ultrapassou desafios e dificuldades, liderando o povo chinês para a libertação, enriquecimento e prosperidade, além de lutar pelo sonho chinês da grande revitalização da nação. A caminhada de cem anos do PCCh tem conduzido com sucesso o caminho para o progresso e o desenvolvimento da humanidade.

A convição da causa é o espiríto político do PCCh. Em 1840, a Guerra do Ópio deu início aos cem anos de humilhação da China, que já se encontrava miserável a nível interno e flagelada pelo exterior. Neste contexto, as figuras progressistas preocupadas pela salvação da pátria declararam a fundação do PCCh em 1921, dando início à independência da nação e à emancipação do povo.

O PCCh permanece sendo um partido do povo e para o povo. O ex-presidente Mao Zedong, fundador da Nova China, que liderou o povo para a vitória da revolução, disse: “Tudo o que nós temos feito é ao serviço do povo.” No mesmo sentido, o presidente Xi Jinping enfatiou que “A convição e missão dos comunistas chineses são buscar o bem-estar para o povo chinês e buscar a revitalização para a nação chinesa. Essa convição e missão é a força motriz fundamental que inspira os comunistas chineses a continuar avançando.”

Orientado pelo príncipio fundamental de servir o povo com todo o coração, o PCCh promoveu a união do povo, garantindo o sucesso na construção e no desenvolvimento do país. Atualmente, o PIB per capita ultrapassa os mil, em comparação com o início da fundação do país, onde era abaixo de . A renda disponível per capita aumentou 60 vezes e 850 milhões de habitantes saíram da pobreza. A expectativa de vida dos chineses aumentou de 35 para 77 anos. Com o atual nível de vida elevado, o povo chinês se sente regozijado e seguro, usufruindo das suas conquistas.

A renovação de teorias é o poder de pensamento do PCCh. O partido liderou o povo para abolir o imperialismo, feudalismo, capitalismo burocrático, fundando uma nova China. Com caráter socialista, a nova Chinarepresenta a revolução mais profunda na história chinesa e mundial. O presidente Xi disse: “A razão por que o PCCh conseguiu cumprir as árduas tarefas impossíveis para outras forças políticas graças à sua persistência em ter o marxismo como orientação na prática, durante as quais enriquece e desenvolve esta teoria científica.”

O PCCh insiste em emancipar a mente, buscar a verdade dos fatos e acompanhar o ritmo do tempo. Com base do marxismo, a sigla busca a adaptação chinesa da teoria em combinação com o status real do país, além de trabalhar na renovação teórica. O Pensamento de Mao Zedong, Teoria de Deng Xiaoping, o Pensamento Importante de “Três Representatividades” e a Perspectiva Científica sobre Desenvolvimento nasceram e foi criado o Pensamento de Xi Jinping sobre o socialismo com características chinesas na nova era, que apresenta novos conceitos de desenvolvimento caraterizados de inovação, coordenação, ecologia, abertura e compartilhamento. O PCCh aplica as suas teorias em práticas, dirigindo o partido e o país a avançarem na direção correta.