Por que o dia 2 de abril é tão importante para a comunidade autista?

Robson Menezes
Advogado especialista em Direitos dos Autistas

Publicação: 02/04/2024 03:00

No ano de 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 02 de abril como o Dia Internacional da Conscientização do Autismo, com o objetivo de propagar e promover conhecimento sobre questões ligadas ao espectro autista. Inclusive, mundo afora, neste mesmo dia, os principais cartões postais do mundo - tais como Torre Eiffel, as Pirâmides do Egito, os Arcos de Sydney, o Cristo Redentor, dentre outros - se iluminam de azul para trazer uma maior visibilidade à causa.

Contudo, apesar deste válido movimento, muitas pessoas da comunidade autista criticam o fato dessa conscientização ocorrer apenas no dia 2 ou durante o mês de abril, visto que este movimento deveria ocorrer em todos os meses do ano, o que não deixa de ser verdade!!!  No entanto, em desacordo com esta colocação de alguns membros da nossa comunidade, eu sou adepto do movimento que defende: nós temos que lutar com as armas que nos são dadas!!

Assim, se no mês de abril as autoridades nos permitem de realizar movimentos, a grande mídia toda se interessa pela nossa pauta e pela nossa luta, nos abrindo portas para dar mais voz aos autistas. Somos convidados para palestrar em faculdades, universidades, órgãos públicos e grandes empresas. Então, vamos utilizar o mês de abril para disseminar o máximo de conhecimento possível! Pois, essa disseminação é uma das coisas mais importantes que nossa comunidade precisa. Explico agora o porquê.

O mês de abril, conhecido como Abril Azul para conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o momento em que podemos falar abertamente, para tudo e para todos, sobre o nossos direitos e nossas necessidades. Desse modo, se esse é o mês que o mundo vai nos dar mais atenção, então vamos utilizar essa atenção ao nosso favor!

Vamos gritar, vamos pedir, vamos implorar, vamos aproveitar que todos os políticos querem “mostrar serviço” e realizar audiências públicas, aproveitar que querem discutir nossas necessidades. É a nossa oportunidade de, neste mês de abril, falar e fazer o máximo possível pela nossa causa, para que possamos colher os frutos no decorrer do ano, nas lutas que travamos a cada mês.

São muitas as necessidades e lutas da nossa comunidade, tais como: briga para conseguir acesso a um diagnóstico, para conseguir tratamento, para conseguir matricular o filho na escola, conseguir medicamento, lutar contra o preconceito, contra o bullying, incluir o autista na vida social e no mercado de trabalho. E a lista não termina aí: precisamos também brigar até por acesso adequado e inclusivo à cultura e ao lazer. Sendo assim, quanto mais atenção tivermos, quanto mais ajuda conseguirmos para a nossa pauta, melhor!!

Vamos celebrar este dia 02 de abril, já agradecendo à ONU pela criação desse marco para dar mais visibilidade aos autistas e elevar a conscientização da sociedade. Obrigado por darem atenção à nossa pauta neste dia!!! Vamos lutar com as armas que temos, pois, temos muita luta pela frente e desistir não é opção!!!