Cidades inteligentes no Brasil: o papel da Anciti e os avanços no Recife

Johann Dantas
Presidente da Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti)

Publicação: 28/05/2024 03:00

As cidades brasileiras estão cada vez mais se adaptando aos desafios do século 21, com a adoção de tecnologias e soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. Nesse cenário, a Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) desempenha um papel fundamental na disseminação de conhecimento e boas práticas entre os municípios brasileiros.

A Anciti atua como uma plataforma de colaboração e troca de experiências entre gestores públicos, especialistas e empresas do setor de tecnologia e cidades inteligentes. É essencial promover eventos e iniciativas que atraiam a atenção de prefeitos e munícipes para a importância de cidades tendo a tecnologia como pilar para transformação.

O Recife tem se destacado no cenário nacional com diversos projetos inovadores, especialmente no Porto Digital, um dos maiores polos de tecnologia da América Latina. A Prefeitura do Recife e a Emprel desenvolveram soluções como o E.I.T.A! Recife, movimento que significa Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta, onde a prefeitura, dentro do seu eixo estratégico de ser um governo aberto, convoca as startups de qualquer arranjo produtivo a enfrentar os maiores desafios da cidade. Outro projeto é o “O GO Recife”, um acelerador de oportunidades de trabalho e de geração de renda, com serviços voltados para o empreendedorismo e a qualificação profissional, sem esquecer do Conecta Recife, serviço digital da Prefeitura do Recife acessível por meio de aplicativo, site e também WhatsApp, que transformou o conceito de cidade inteligente.

Para discutir os avanços, apresentar casos de boas práticas como os de Recife e levantar os próximos desafios das cidades inteligentes no Brasil, acontecerá nos dias 4 e 5 de junho, no Hotel Renaissance, em São Paulo, o SMART GOV Sudeste 2024. O evento contará com a presença de especialistas, gestores públicos e empresas do setor, além da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que foi convidada para fazer a palestra de abertura do congresso.

Eventos como o SMART GOV Sudeste 2024 são fundamentais para promover o diálogo entre os diferentes atores envolvidos na construção de cidades inteligentes e sustentáveis. É uma oportunidade de compartilhar experiências, discutir soluções e impulsionar a transformação digital dos municípios brasileiros.