Tecnologia na educação: uma questão muito além do celular

José Carlos Cirilo
Diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc

Publicação: 12/03/2025 03:00

O ano letivo de 2025 inicia com um importante desafio a toda a comunidade escolar: a proibição do uso de celulares dentro de estabelecimentos de ensino. E não vai ser tarefa fácil banir o dispositivo, que é parte essencial do cotidiano dos brasileiros. De acordo com o IBGE, em 2023, 163,8 milhões de pessoas com 10 anos ou mais possuíam telefone celular, ou seja, 87,6% da população. E se pensarmos que, mundialmente, os jovens são os maiores usuários dos aparelhos, a disputa não será tranquila.

A proposta da lei 15.100/25, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como objetivo salvaguardar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes. A utilização dos aparelhos é permitida apenas para fins pedagógicos, com a orientação dos profissionais de educação. É justamente nessa fronteira que as instituições escolares terão de trabalhar.

Não há como contestar a importância dos recursos tecnológicos como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem. Na Escola Sesc de Ensino Médio, a tecnologia sempre foi um pilar no modelo pedagógico. Já no ingresso da primeira turma, em 2008, houve a disponibilização de notebooks para cada um dos alunos, como um item de material escolar pessoal. A opção teve como objetivo incentivar a organização de conteúdos e realização de pesquisas por parte dos estudantes.

Um artigo desenvolvido por professores da Escola Sesc de Ensino Médio sobre os impactos do uso excessivo de celulares em salas de aula proporcionou algumas reflexões sobre o assunto. Durante o trabalho, foi realizada uma pesquisa com a participação de cerca de 400 alunos. Entre os resultados, foi registrado que o principal uso do celular nas aulas se dava para consulta de informações (63,7%), seguido do tédio (51,1%) e do entretenimento (34,7%). Dados que comprovam que apesar do celular ser um recurso educacional, ele também é fator de distração.

Outro indicativo destacado pela pesquisa foi um número significativo de estudantes (70,4%) que afirmou utilizar os celulares para acessar aplicativos de estudo ou fazer anotações virtuais, o que reflete um potencial positivo para a tecnologia no contexto educacional. Em contrapartida, o envio de mensagens de texto (72,6%) e o uso de redes sociais (55,5%) é também predominante entre os entrevistados.

A análise dos dados levantados no artigo deixa claro que ainda há um caminho a ser percorrido na questão tecnologia x educação. Atualmente, a Rede Sesc de Educação opera com mais de 200 escolas, em todas as regiões do país. Atua em todos os segmentos da educação básica, lidando com diferentes realidades. É nosso compromisso olhar para cada uma dessas realidades e proporcionar um ensino de excelência, que prepare nossos alunos para os desafios atuais e futuros.

Limitar o uso de celulares nos ambientes escolares não se opõe ao desenvolvimento de habilidades digitais, que são fundamentais para o presente e para o futuro. Mas precisamos proteger a saúde mental, o brincar, a sociabilidade e reassegurar o foco e a concentração para o desenvolvimento cognitivo. E para tanto, é necessário ofertar a esses jovens, dentro do ambiente escolar, possibilidades que permitam novos meios de engajamento, estimulá-los em atividades diferentes do consumo passivo de conteúdo digital.

As instituições escolares vão ter que compreender que a tecnologia está presente nesses desafios do século 21. E é preciso buscar o equilíbrio de um mundo híbrido, extraindo o melhor do virtual e do presencial. O equilíbrio que favoreça a concentração, a interação, a socialização e a aprendizagem ativa. É ainda essencial que as comunidades escolares ampliem o debate sobre essas questões, porque a solução não pode ficar circunscrita à sala de aula., precisa existir além dos muros da escola. Porque a proibição do celular no ambiente escolar não resolve, por si só, o problema do excesso de telas e suas consequências para a saúde física e mental. Essa é uma questão que requer a união de direção, coordenações pedagógicas, corpo docente, estudantes e responsáveis, sempre em busca das melhores práticas.