De cuscuz e de ovos estrelados

Vladimir Souza Carvalho
Membro das Academias Sergipana e Itabaianense de Letras

Publicação: 05/04/2025 03:00

Demorou, mas sucedeu que aprendi a cozinhar cuscuz. Criei coragem e adentrei na mata, para caçar a onça, traduzindo, dominei as artimanhas do cuscuz, ganhando, de brinde, a petulância de quem já se considerava catedrático na matéria. Então, o esvoaçar experiências, como, a de misturar a massa com sardinha, ou atum, inserir pedaços de cebola, tomate, ervilha, azeitona, ou, ainda, pedaços de carne, surgindo o cuscuz bem pintado, premiado com ovo estrelado em cima. Incluo ainda o cuscuz salpicado de queijo, no meio da massa. No final, em pé, assentado no prato, expelindo fumaça, o produto a desafiar mastigação até em quem está de barriga cheia.

Um parêntese para elogiar a presença de vários cuscuzeiros, pequenos, à venda nas lojas especializadas e nas feiras livres, - onde é mais por conta -, um dos quais conhecido como peito de moça, de tamanhos diversos, reservando o cuscuzeiro tradicional para a refeição quando o número de comedores é grande, ou para hotel, em cuscuzeiro enorme, no qual as fatias já são cortadas na cozinha. Para acompanhá-lo, o cardápio é universal: carne, ovos, manteiga, queijo de qualquer tipo e origem, leite, castanha e até açúcar. Aliás, o açúcar, depois de molhado no leite, foi Carlos Augusto que introduziu lá em casa. Não houve seguidores.

Um dia desse, numa padaria, no Recife, um cuscuz minúsculo me foi servido, parecendo que era brinquedo de boneca, e, ante minha observação, uma garçonete esboçou justificativa, ao que cortei a palavra, na defesa de que, de cuscuz, eu entendia. Ora bolas. Não se atrevesse a me enrolar. Outro ponto que me deparo sempre, em lanchonete de posto de gasolina, em Palmares, v. g., é o ovo se apresentar seco e duro, diferente do que mamãe estrelava, eu pacientemente ensinando a cozinheira a proceder do mesmo jeito, parecendo até que falava grego, sem conseguir sucesso, de modo a me contentar com uma xícara de leite quente para molhá-lo.

Contudo, não desanimo. Quando tiver algum amigo deputado federal ou senador, vou sugerir projeto indicando, passo a passo, como o ovo deve ser estrelado no caso de acompanhar o cuscuz, dando prazo de seis meses para a norma entrar em vigor. Quero ver alguma cozinheira reclamar que não sabia. Chego lá. Não tenho pressa. Ainda sou jovem de setenta e cinco anos.