Delegacia da Mulher comemora um ano de feminicídio zero em Caruaru

Sara Gouveia
Delegada titular da 4ª Delegacia especializada de atendimento à mulher de Caruaru

Publicação: 30/04/2025 03:00

Em meio a números alarmantes de violência contra a mulher em todo o Brasil, a cidade de Caruaru vem se destacando no estado de Pernambuco com números constantemente decrescentes em relação ao registro do crime de feminicídio no município. Caruaru encerra o mês de abril de 2025 totalizando um ano de zero feminicídio e tem como ator essencial na redução desses números, a Delegacia da Mulher de Caruaru. 
A Delegacia da Mulher de Caruaru conta com mais de dez anos de funcionamento no município e consolidou, ao longo dos anos, um atendimento de excelência às mulheres vítimas de violência. Vale ressaltar que desde o ano de 2023, a Delegacia conta com atendimento à vítima mulher de violência doméstica e familiar 24 horas, sete dias por semana, o que proporciona a remessa ao Judiciário de todas as medidas protetivas requeridas na Delegacia no prazo de 24h. 
Há relação direta entre medidas protetivas e redução das taxas de feminicídio, sendo as cautelares protetivas um instrumento efetivamente eficaz na prevenção do feminicídio e proteção da vítima de violência doméstica. Dados nacionais mostram que cerca de 90% das mulheres que requerem medidas protetivas estão vivas.
No município de Caruaru esse número chega a quase 100% dos casos desde o ano de 2022 e refletem a abrangência e eficácia do combate à violência contra a mulher no município. Dados levantados pelo Setor Administrativo da Delegacia da Mulher de Caruaru nos informam que desde o ano de 2022 todas as mulheres que requereram medidas protetivas na Delegacia em Caruaru estão vivas, com uma única exceção de um feminícidio de uma moradora de rua envolvida com tráfico de drogas, cuja medida protetiva não foi possível efetivar antes de sua morte devido a não localização das partes envolvidas.  
A dinâmica do atendimento à mulher vítima de violência no município de Caruaru é de excelência e faz parte de uma verdadeira rede integrada de proteção à vítima cuja eficiência reflete na redução real dos crimes de feminicídio no município e atende aos princípios expostos na Lei Maria da Penha. Além da Delegacia da Mulher que atua de forma célere e eficaz 24 horas, todos os dias, há também o funcionamento do Centro de Referência da Mulher 24h, que trabalha de forma integrada no atendimento às vítimas que procuram a unidade policial, oferecendo-lhe todo o suporte jurídico, psicológico e social ainda no primeiro atendimento da vítima.
Vale destacar ainda que todos os órgãos que compõe a rede de atendimento funcionam no mesmo logradouro, permitindo o acesso da vítima de forma célere e imediata ao CRM, Delegacia de Mulher, Vara de Violência Doméstica e Familiar, além do Núcleo dos Oficiais de Justiça vinculado à referida Vara, que conta também com o apoio direto da Polícia Militar para a intimação imediata de vítima e agressor das medidas protetivas.  
Tudo isso faz com que Caruaru seja exemplo nacional de eficácia e credibilidade da Lei Maria da Penha, bem como toda a sua rede de atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar no município.