Uma mãozinha das redes sociais aos municípios Em tempos de crise, a tecnologia está se tornando um canal eficiente de comunicação da população com as gestões

Rosália Rangel
rosaliarangel.pe@dabr.com.br

Publicação: 08/11/2015 03:00

Escola Luiz Pessoa foi reformada após aluna avisar sobre problemas na estrutura (RAFAEL LIMA/PREFEITURA DE CARUARU)
Escola Luiz Pessoa foi reformada após aluna avisar sobre problemas na estrutura
Na busca por alternativas para não perder o link com a população, o gestor público conta com um aliado de peso: as redes sociais. Neste momento de crise, a tecnologia está se tornando um canal eficiente de comunicação para as administrações municipais - que estão utilizando cada vez mais as plataformas disponibilizadas na internet - receberem sugestões e críticas e, a partir delas, encontrarem soluções para os problemas apontados pelos moradores. Um diálogo com retorno quase que imediato.

Na Prefeitura de Caruaru, a Ouvidoria 2.0 do Gabinete Virtual, canal de participação social da gestão no Facebook, foram registrados 554 postagens, sendo 80% respondidas (45% sugestões e dúvidas e 55% reclamações). No ano passado, no Facebook, foram 1.941 interações - 55 foram sugestões e 478 reclamações, sendo 386 respondidas ou solucionadas (80% da demanda, em sua grande maioria, direcionada às secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos).

“É uma forma de chegar mais perto da população”, comentou a secretária de Comunicação da prefeitura, Carol Miranda. Ela citou uma visita que o prefeito José Queiroz (PDT) fez a uma escola para inaugurar uma biblioteca. “A foto foi colocada no Facebook e uma aluna de outra unidade, Carolyne Assis, 10 anos, pediu uma reforma da escola dela (Luiz Pessoa), com problemas na estrutura. A escola está sendo reformada”.

 Para a cientista política Rosário de Pompéia, que faz o acompanhamento de Caruaru na web, é possível identificar três aspectos do uso das redes sociais pelo poder público: na prestação de contas, para mostrar os direitos e deveres da população e conseguir ter, em tempo real, como transformar em políticas públicas necessidades da população.

O diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Olinda, Anizio Silva, destacou que os canais na internet funcionam não apenas como uma ferramenta para prestação de contas, mas para dialogar com a população. “Coisas que as pessoas faziam por telefone ou carta”, frisou.

Na Prefeitura de Jaboatão, a estratégia de trabalho teve como foco principal criar interesse da população sobre diferentes temas relacionados à cidade e, com isso, chegar as pessoas com mais velocidade. “É muito importante utilizarmos as redes sociais para nos aproximarmos ainda mais dos cidadãos. Você consegue fazer o cidadão entender que a participação dele é muito importante na construção de uma cidade melhor”, avaliou o secretário de Comunicação Social, Jorge Lemos. As postagens são colocadas diariamente com assuntos de interesse da população. “Criamos um grupo de apoiadores e defensores virtuais, que se interessam pelo assunto e acompanha o dia a dia da gestão”, reforçou o secretário. Em Garanhuns, os canais na internet, em destaque para o Facebook, é usado para divulgar as ações da prefeitura, como uma espécie de prestação de contas. “Também buscamos divulgar o lado turístico, já temos uma cidade turística e as pessoas têm muito orgulho disso”, observou a secretária de Comunicação, Jacqueline Menezes. O contato virtual com a população, segundo ela, é feito no site da prefeitura no Canal do Cidadão.