Raquel não acompanhará Lula nas agendas em PE Governadora estará participando do Programa Ouvir para Mudar nas cidades de Ouricuri e Petrolina, no Sertão do estado. Priscila Krause irá representar o governo

Guilherme Anjos

Publicação: 14/08/2025 03:00

Será a 1ª vez que gestora pernambucana não estará ao lado de Lula em agenda no estado (RICARDO STUCKERT/PR)
Será a 1ª vez que gestora pernambucana não estará ao lado de Lula em agenda no estado

A governadora Raquel Lyra (PSD) não estará presente nas agendas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Pernambuco hoje. Enquanto o presidente participa de eventos no município de Goiana, na Zona da Mata Norte, e no Recife, a gestora estará cumprindo agenda no Sertão pernambucano.

Raquel participa no Sertão do início da segunda etapa do programa Ouvir para Mudar, ação lançada no início da gestão para escutar as prioridades do povo, em Ouricuri e Petrolina. O governo estadual será representado nas agendas com Lula pela vice-governadora Priscila Krause (PSD), que também acompanhou a primeira-dama Janja em agenda no estado na última terça.

Esta é a primeira vez que Lula não estará acompanhado de Raquel em Pernambuco desde que foram empossados, em 2023. As últimas passagens do presidente pelo estado contaram com trocas de acenos políticos entre os gestores – a mais recente aconteceu em Salgueiro, no Sertão, no dia 28 de maio.

A ausência da governadora do estado nos atos com o presidente ocorre no momento em que pesquisas apontam para um crescimento dos índices de intenção de voto em prol de Raquel. Na Paraná Pesquisa divulgada na última terça-feira, no primeiro cenário estimulado, a gestora aparece com 24% das intenções, enquanto na avaliação anterior do mesmo instituto, realizada em março, ela estava com 22,2%; enquanto o prefeito do Recife, João Campos (PSB), provável adversário da governadora nas eleições de 2026, caiu de 60,9%, em março, para 57% em agosto. Além disso, 48,7% dos pernambucanos aprovam o governo de Raquel, conforme a pesquisa mais recente.

Por outro lado, nas últimas semanas, o presidente Lula tem reforçado publicamente sua aliança com o prefeito João Campos, que também é o presidente nacional do PSB do atual vice-presidente, Geraldo Alckmin.