Diario político

Kauê Diniz (interino)
kauediniz.pe@dabr.com.br
diariodepernambuco.com.br

Publicação: 02/03/2017 03:00

Sem perder de vista

Passar o carnaval sem contratempos que ameaçavam bater à porta do governo do estado, através de boatos com a possibilidade de paralisação da Polícia Militar, foi um alívio para o governador Paulo Câmara e também, com certeza, para a população, ainda preocupada como os últimos episódios de violência em Pernambuco. Porém, essa questão da segurança pública não pode ser perdida de vista, devido à necessidade de se recolocar nos trilhos o Pacto pela Vida. Hoje, é a principal munição para os adversários criticarem o socialista já com olhos em 2018. A bancada de oposição na Assembleia Legislativa, mesmo menor em número do que a governista, promete marcar firme na questão. Paralelamente, os nomes que estão tentando pavimentar candidaturas majoritárias para o próximo ano vêm conversando cada vez mais para alinhar posições e discursos, foi assim no encontro da semana passada do senador Armando Monteiro (PTB), que recebeu em sua casa os tucanos João Lyra e Bruno Araújo. O ministro das Cidades, aliás, saiu na foto, sem problemas, ao lado do grupo de oposição e, dois dias depois, no Galo da Madrugada, com Paulo Câmara. Nada como um dia após o outro, sobretudo quando ainda se tem um ano para o “vamos ver de verdade”. Até porque, na política, nunca duvide de nada. Hoje juntos, amanhã separados, ou simplesmente o contrário. Mas fazer o dever de casa, neste caso, é essencial para garantir mais aliados ao seu lado.

Reações
Três dias após o assalto na empresa Brinks, foi publicado no Diário Oficial, na última sexta-feira, o projeto de lei apresentado pelo deputado Augusto César (PTB), que determina que empresas de transporte e guarda de valores em Pernambuco obedeçam a uma série de critérios de segurança. Um dos pontos é a instalação de câmeras que cubram 360 graus do perímetro da empresa e as imagens captadas sejam enviadas em tempo real para o governo do estado, por meio de órgãos de segurança.

Sinal vermelho
Tem candidato queimando a largada na eleição suplementar à Prefeitura de Ipojuca. A propaganda só está liberada a partir do dia 13, mas quem passou por Porto de Galinhas, no período do carnaval, escutou em alto e bom som quem eram alguns dos nomes na disputa.

Carro de som
Não faltava carro de som falando do número 45, do atual prefeito e candidato à reeleição Carlos Santana (PSDB), e do 14, de Célia Sales (PTB), que entrou no lugar do marido (Romero Sales) que concorreu em outubro do ano passado, mas teve o nome vetado por problemas na Justiça, obrigando a realização de uma nova eleição. O dia de voltar às urnas é 2 de abril.

De um jeito
A maioria da bancada nacional do PSB votou em favor da PEC do Teto e da Reforma do Ensino Médio. Cerca de dois terços dos parlamentares seguiram com a proposta do governo Michel Temer.

Agora de outro
Porém, os socialistas, que têm a quarta maior bancada no Senado (7) e a sétima na Câmara (35), já adiantam que o placar será inverso na reforma da Previdência, caso o governo não reveja alguns pontos.

Debate
A CUT em Pernambuco vai realizar, em 10 de março, às 19h, a palestra Ataques aos direitos dos trabalhadores e o papel da mídia. Os palestrantes serão os jornalistas Mino Carta e Paulo Henrique Amorim e o evento ocorrerá na sede do Sindsprev, na Ilha do Leite. Será gratuito.

De tornozeleira
Pedro Corrêa colocou, ontem, em Curitiba, uma tornozeleira eletrônica para cumprir prisão domicilar devido a uma cirurgia que fará. Segundo o seu filho Fábio Corrêa, ainda não há uma data certa, mas o procedimento na coluna lombar ocorrerá no Recife, onde o ex-parlamentar ficará 30 dias depois da operação. Preso desde outubro de 2015 pela Operação Lava-Jato, o ex-deputado foi condenado a 20 anos de prisão.

Até que deu certo
Ao se refugiar no carnaval na Base Naval de Aratu, em Salvador, Michel Temer montou uma verdadeira operação de guerra para evitar que a primeira-dama, Marcela, fosse fotografada em trajes de banho. A imagem que “vazou” foi de Marcela acompanhada da mãe Norma Tedeschi e do filho Michelzinho, todos bem compostos em um passeio de lancha.