IGARASSU » Discussão por mudança de brasão

Cláudia Eloi
claudia.eloi@dpnet.com.br

Publicação: 25/03/2017 03:00

 (REPRODUCAO)

O prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB), resolveu mudar o brasão da cidade, provocando reações adversas que serão expostas na audiência pública marcada na próxima terça-feira, às 14h, na Câmara de Vereadores. O petebista encaminhou um projeto de lei sob o argumento de redesenhar o símbolo e adotá-lo como logomarca nos documentos oficiais da gestão. O Instituto Histórico e Geográfico da Cidade (IHGIg) afirmou ter sido pego de surpresa com a medida. Os vereadores de oposição e alguns moradores também estão questionando a mudança.

A audiência pública foi proposta pelo vereador Paulo Uchoa (PDT). De acordo com o legislador, o prefeito está agindo de maneira monocrática, sem fazer consulta pública. “Desfigura totalmente o brasão. É um símbolo da cidade que precisa ser respeitado. A prefeitura que acabar com a história ao tirar alguns elementos e inserir outros aleatoriamente”, condenou.  

Para o representante do IHGIg, Fernando Melo, o prefeito não pode mudar o brasão sem um estudo ou discussão ampliada com especialistas. “Fomos pegos de surpresa. O instituto não concorda com a modernização alegada pela prefeitura. O prefeito pode usá-lo no modelo original. Caso contrário, confundirá um símbolo da cidade como marca de uma gestão. Isso abre um precedente perigoso para a cada eleição mudar o brasão”.

A prefeitura emitiu nota oficial afirmando que a proposta foi encaminhada para validação por meio de um projeto de lei para que a população avalie e opine. “Diante do desejo de fortalecer a identidade do povo de Igarassu e resgatar a história marcante e expressiva de nossa terra, a gestão solicitou um estudo de redesenho e modernização do brasão para que esse símbolo oficial do município pudesse se tornar a marca da presença e trabalho da prefeitura”, justificou.