ITáLIA » Em campanha à reeleição

Publicação: 20/01/2018 03:00

Renata Bueno, primeira mulher nascida no Brasil a alcançar o cargo de deputada no parlamento italiano, esteve nesta sexta-feira no Recife para conversar com a comunidade italiana. O objetivo foi divulgar o trabalho realizado durante seu mandato, incluindo o projeto de validação da carteira nacional de  brasileira na itália e a italiana no Brasil. Renata também visitou Salvador e São Paulo, cumprindo agenda de campanha à reeleição.

“Completei cinco anos de mandato, sendo a primeira deputada brasileira eleita, tenho me dedicado muito com essa relação do Brasil com a Itália. Mas nós temos um cuidado especial com os italianos em toda a América do Sul”, disse. “Fizemos um mandato de muitos resultados, agora nós estamos nos preparando para esse pleito e lançando um partido composto por candidatos de toda a América Latina, sendo muitos deles brasileiros”.

Responsável pelo diálogo entre Itália, Brasil e demais países das américas, a deputada tem a difícil missão de representar os cidadão ítalo-descendentes, traduzindo as demandas da comunidade.

Na Itália, as eleições acontecerão no dia 4 de março. Mas eleitores italianos que moram em outros países receberão em casa um envelope para registro de voto. A correspondência, cuja postagem já é paga pelo governo italiano, deverá ser enviada aos respectivos consulados. Desde 2006 o legislativo italiano dedica espaço à integração internacional. Ao todo, são reservadas aos italianos que moram no exterior seis vagas para o Senado e 12 na Câmara.