LULA » PT vai oficializar candidatura

Cláudia Eloi
claudia.eloi@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/05/2018 09:00

Por orientação do PT nacional, a executiva do partido em Pernambuco fará uma reunião extraordinária conjunta com o diretório do Recife, hoje, para definir o local e as atividades que serão realizadas no estado para marcar o pré-lançamento da candidatura do ex-presidente Lula,  que ocorrerá em todo o país. A decisão é que o anúncio aconteça no próximo dia 27, para mostrar que mesmo preso em Curitiba, o líder petista estará na disputa presidencial de outubro.

Por telefone, o presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, voltou a afirmar que Lula foi preso injustamente e que sua campanha presidencial será multiplicada em todos os estados pelos filiados. Sobre o encontro do partido marcado para o dia 10 de junho que decidirá se a legenda sairá com candidatura própria ou fará aliança com o governador Paulo Câmara (PSB), o petista despistou, alegando que os defensores das duas teses continuam conversando.

Informações de bastidores revelam, no entanto, que o PT nacional deverá emitir nesta semana um posicionamento oficial sobre o processo eleitoral em Pernambuco. “Há fortes indícios de que o problema se resolverá bem antes do encontro em junho. Ainda nessa semana sairá o indicativo de apoio à reeleição de Paulo Câmara. Foi isso o que Lula declarou ao autorizar Fernando Haddad a dizer que o governo de Pernambuco era uma das vitrines no Nordeste”, informou um petista em reserva.

Defensor da candidatura da vereadora Marília Arraes (PT) para o governo do estado, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE), Carlos Veras, comentou que era preciso distinguir o tempo e o contexto da declaração de Lula. “Não sabemos o contexto e nem qual a vitrine de Paulo Câmara. A frase de Lula foi deslocada do tempo. Em Pernambuco não haverá intervenção e a candidata será Marília. O PT aprendeu a lição”, advertiu Veras.