PF entrega investigação a Moraes

Publicação: 06/08/2019 03:00

A Polícia Federal entregou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a cópia da investigação sobre o ataque a contas de Telegram de autoridades. O material foi enviado ontem.

O inquérito foi aberto no início de junho, após o ministro da Justiça, Sérgio Moro, anunciar que havia sido vítima de uma invasão. Menos de dois meses depois, a PF deflagrou a Operação Spoofing, que prendeu quatro pessoas suspeitas de participar do ataque.

Um dos presos, Walter Delgatti confirmou em depoimento ter sido o autor do hackeamento e também ter sido o responsável por repassar o conteúdo capturado para o jornalista Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil. Desde 9 de junho, o site vem divulgando reportagens com bastidores de conversas entre procuradores da Operação Lava-Jato e também diálogos com Moro, que na época era juiz federal. As mensagens mostram colaboração entre o então magistrado e o Ministério Público Federal.

PALOCCI
A Justiça Federal do Paraná determinou ontem que o ex-ministro de governos petistas Antonio Palocci, condenado pela Lava-Jato, passe a cumprir pena em regime aberto. Esta é a última instância de regime de detenção até a liberdade definitiva. O juiz federal Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Federal de Curitiba, atendeu pedido da defesa do ex-ministro, que alegou que ele cumpriu 1/6 da pena a que foi condenado, de 9 anos e 10 dias de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro. Com essa decisão, ele continuará com o monitoramento eletrônico, mas só precisará permanecer em casa das 20h às 7h de segunda a sábado e integralmente nos domingos e feriados. (Da Folhapress)