Pernambuco garante ao menos seis palanques

Publicação: 23/07/2022 08:30

Ferramentas importantes no processo de obtenção de votos, os palanques estaduais estão sendo montados a todo vapor pelo país. No Nordeste, alguns pré-candidatos à presidência já contam com apoios nos noves estados. Em Pernambuco, por exemplo, seis nomes já têm palanques formados. O pré-candidato pernambucano Lula tem o apoio dos pré-candidatos ao governo Danilo Cabral (PSB), Marília Arraes (SD) e João Arnaldo (Psol). Enquanto isso, Bolsonaro terá o suporte de dois palanques bolsonaristas, um liderado por Anderson Ferreira (PL) e outro por Wellington Carneiro (PTB).

“A formação de palanques aqui no estado tem se guiado um pouco por essa lógica nacional, existe uma tendência dos/as candidatos/as quererem colar sua imagem em quem tem mais popularidade”, destacou a cientista política Priscila Lapa.  “Essa associação de imagens vem como uma forma de potencializar certos palanques, que se fossem depender apenas do conceito local poderiam não ser tão competitivos”, completou.

Também na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, Raquel Lyra (PSDB) encabeça o palanque de Simone Tebet e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil) dará suporte ao presidenciável Luciano Bivar. Pré-candidato pelo PCB, Jones Manoel (PCB) deve montar palanque para a pré-candidata a presidente Sofia Manzano, enquanto que Cláudia Ribeiro (PSTU) apoiará o nome de Vera Lúcia. Os pré-candidatos Esteves Jacinto (PRTB) e Jadilson Bombeiro (PMB) ainda não anunciaram apoio a pré-candidatos à presidência.