Em Caruaru, aquecimento para as eleições começou Atual prefeito, Rodrigo Pinheiro bateu o martelo e fica no PSDB para disputar a reeleição. Opositor da governadora, José Queiroz terá os socialistas no palanque

Juliana Sampaio

Publicação: 28/02/2024 03:00

O calendário ainda contabiliza cinco meses para o início das convenções partidárias, quando os partidos vão escolher oficialmente as candidatas e candidatos que iram disputar as prefeituras, mas, pelo menos em Caruaru, a cidade já respira as Eleições Municipais. Ontem, o atual prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) oficializou sua pré-candidatura de reeleição pelo partido com o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB), enquanto que o PSB declarou que estará junto do ex-prefeito José Queiroz (PDT).

Pinheiro esteve com o presidente da legenda, Fred Loyo. Na ocasião, o prefeito enfatizou ser importante trabalhar em harmonia com Raquel e a sigla. O tucano chegou a desenhar um desembarque do PSDB para disputar a reeleição em outra sigla, no campo de oposição à governadora. Mas depois de uma conversa cara a cara, na sexta (23), as arestas foram aparadas. Rodrigo Pinheiro era vice-prefeito de Raquel Lyra. Com a renúncia dela em 2022, para disputar o governo, ele assumiu o comando do município.

"É necessário dar continuidade aos projetos iniciados durante a nossa gestão e buscar novas oportunidades de crescimento para a cidade e seus moradores", afirmou Pinheiro.

"Desde que assumi a presidência do partido, eu vinha conversando com o Rodrigo no sentido de ele construir a reeleição conosco", ressaltou Fred Loyo.

Na outra ponta, o presidente do PSD em Pernambuco, Sileno Guedes, soltou um comunicado afirmando o apoio do partido a José Queiroz (PDT), ferrenho opositor dos Lyra em Caruaru. Recentemente, o PDT anunciou a entrada na base de Raquel, assumindo a Secretaria da Criança e Juventude.  

"O PSB sempre foi maior que as decisões cartoriais da política. Embora a reciprocidade seja uma expectativa natural, essa nunca foi uma moeda de troca nos momentos em que o partido se definiu por apresentar ou apoiar um projeto eleitoral. O parâmetro sempre foi estar junto das propostas com melhores condições de transformar a vida da população", disse Sileno.

"O nosso apoio à candidatura de Zé Queiroz é resultado de uma construção pautada exclusivamente pelo que entendemos que é o melhor para a população de Caruaru", complementou João Campos, que é vice-presidente nacional do PSB.

DIREITA
O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) acredita que há espaço para uma candidatura de direita. O deputado salientou que o Brasil deu um recado forte, no domingo passado, quando mostrou a força do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no País. "Em Caruaru não será diferente, uma cidade que ganhou muitos investimentos no governo do ex-presidente. Tenho a convicção de que não podemos continuar com o que não está dando certo. Para frente é que se anda", afirmou.