DIARIO POLíTICO » E aí, Venezuela?

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 27/07/2024 03:00

Neste domingo, 17 milhões de eleitores poderão decidir o futuro da Venezuela. Qual será, essa é a grande pergunta. Nicolás Maduro está na Presidência “através do voto”, desde 2013, quando sucedeu Hugo Cháves, que assumiu o Governo em 1998. Nestas eleições, o atual mandatário enfrenta uma situação que não estava acostumado, já que o oposicionista Edmundo González Urruita apareceu com 50% das intenções de votos. Maduro só teria 20%, e ainda tem outros oito candidatos. Mesmo assim, ainda existe incerteza quanto ao resultado das urnas. O mesmo Nicolás Maduro que garantiu a realização de eleições limpas, também previu um “banho de sangue”, caso seja derrotado. As declarações assustaram até o presidente Lula, que mesmo sendo um defensor do venezuelano, se mostra preocupado com a situação com a situação do país vizinho. Se realmente as pesquisas estiverem certas, é aguardar o momento da divulgação do resultado, para sabermos se os apoiadores de Maduro realmente vão protestar e como como será a reação. Até porque ficará comprovado que são minoria. Após 26 anos de bolivarianismo, a Venezuela atravessa uma crise humanitária e econômica que já levou quase 8 milhões de pessoas a pedirem refúgio em outros países, inclusive o Brasil. A produção de petróleo vem caindo e a inflação está em alta. Todo o desenvolvimento prometido por Maduro ficou no discurso vazio do presidente. Ele culpa as sanções econômicas dos Estados Unidos, que realmente contribuem para essa situação, mas a má gestão, os desmandos políticos, entre outras causas, parece que se refletem nos apenas 20% das intenções de votos.
 
Um técnico na Jucepe
O PRD passou a ser representado no Governo do Estado, comandando a Jucepe. Presidente do partido, Fabinho Lisandro disse que a governadora Raquel Lyra (PSDB) pediu um técnico. “João Batista é um advogado competente, que vai ampliar as articulações com o setor produtivo. Estamos dispostos a ajudar a governadora. Pernambuco está precisando”, ressalta Fabinho.
 
Encerramento do FIG  
O 32º Festival de Inverno de Garanhuns encerra, neste final de semana, depois de 18 dias de shows e muita cultura. O evento foi uma aposta do prefeito Sivaldo Albino (PSB), que recusou R$ 15 milhões do estado, em pleno ano que tenta ser reeleito.
 
Amupe reunirá eleitos
A Amupe realizará, nos dias 11 e 12 de novembro, um seminário direcionado aos prefeitos que forem eleitos, principalmente os que irão para o primeiro mandato. Objetivo é orientá-los sobre como cuidar da administração. Encontro será em Gravatá.
 
Naturais... para o PCdoB
Presidente do PCdoB no Recife, George Braga disse na Rádio Folha que foram naturais as escolhas de Victor Marques e Celso Muniz para ocupar as vices em cidades emblemáticas. Victor teve a filiação a pedido do prefeito do Recife, João Campos (PSB). E Celso, em Olinda, não pode ser natural. Ele entrou no PCdoB recentemente e já gravitou entre o petismo e o bolsonarismo.