DIARIO POLíTICO » PT: Padilha ou Ramos?

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 25/07/2024 03:00

O PT, em conjunto com o PCdoB e PV, que fazem parte da mesma federação partidária, já decidiu que não terá candidatura própria à Prefeitura de Paulista. Após a desistência do prefeito Yves Ribeiro (PT) de concorrer à reeleição, restam duas alternativas de aliança: Francisco Padilha (PDT) e Severino Ramos (PSDB). O apoio a Júnior Matuto (PSDB) já foi descartado. O PT está colocando os critérios na balança para tomar a decisão final. Padilha aparecia atrás de Ramos nas pesquisas, quando Yves ainda estava na disputa. A seu favor tem o fato de ser filiado a um partido ideologicamente mais próximo dos petistas, possibilidade de crescimento e ainda estar com a vaga de vice à disposição para acordos. Ramos é o preferido de Yves Ribeiro, pontua bem nas pesquisas, só que tem um teto de votos. E apesar de ainda não ter anunciado o vice, já se tem certeza de que será Felipe do Veneza, o mesmo que compôs a chapa de Ramos, no pleito de 2020. Além disso, o pré-candidato a prefeito é filiado ao PSDB e a direção nacional do PT precisaria autorizar essa união. Procurado pela coluna, Francisco Padilha admitiu que tem conversado com os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, além do deputado Carlos Veras para conquistar o apoio petista. Argumenta ter como atrair mais os votos da esquerda e avisa que a vice está à disposição. Ramos, por sua vez, disse que aliados de Yves demonstram interesse em votar nele. Garantiu que não tratou sobre essa aliança, mas que as portas estão abertas.
 
Júnior Matuto será o alvo
Até a semana passada, se apostava na polarização entre o prefeito Yves Ribeiro (PT) e o ex-prefeito Júnior Matuto (PSB), na disputa em Paulista. Com Yves fora do páreo, a eleição fica em aberto e Matuto será o alvo preferido dos adversários, principalmente de Ramos e Padilha, que pretendem herdar os votos do atual prefeito.
 
Psol de Olinda
Nesta semana, o rumo da federação Psol/Rede deverá ser definido em Olinda. Por enquanto Pallomma Melo (Psol) é pré-candidata a prefeita, no entanto boa parte dos dois partidos defende a aliança com o PT, em apoio ao vereador Vinícius Castello.
 
Sivaldo troca vice
O prefeito Sivaldo Albino (PSB) fará a convenção no dia 3 de agosto, na Associação Atlética de Garanhuns (AGA). Na próxima semana, deverá anunciar o novo vice indicado pelo PT. O atual Dr. Pedro Veloso também é petista, mas está rompido Sivaldo.
 
Em busca de quem agregue
O período das convenções partidárias já iniciou e ainda tem muitos candidatos a prefeito sem anunciar seus vices. Isso se dá porque estão em curso as articulações com os partidos, para encontrar um nome que agregue os aliados e ajude com votos. Porém, tão importante quanto escolher um vice que agregue agora, é ter alguém que não desagregue depois da posse.