DIARIO POLíTICO » Candidatos na expectativa

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 28/09/2024 03:00

Na noite do domingo da próxima semana, só uma minoria dos candidatos destas eleições estará comemorando o sucesso nas urnas. O País tem 5.569 municípios e são mais de 15.500 inscritos nas disputas por prefeituras. E cerca 431.900 tentam vagas nas câmaras municipais. Os números exatos das candidaturas ainda serão conhecidos, já que, nos últimos dias, houve desistências de concorrentes majoritários, inclusive em Pernambuco. No nosso Estado, os dados oficiais são de que há 523 nomes para prefeito e 14.999 que desejam ser vereadores. Em algumas cidades onde há mais de 200 mil eleitores, o pleito seguirá até o final de outubro, no segundo turno. O interessante, nessa reta final, são os cálculos otimistas dos partidos sobre a conquista de prefeituras. Consultando alguns, as previsões são as seguintes: PP- 35 a 40; PSB- 30 a 40; PSDB- 35; Republicanos- 25; UB- 11; e o PT- 10. Se todos atingirem os objetivos, a soma chega a 181. Como são 184 municípios em Pernambuco, restariam 4 cidades para os demais partidos, a exemplo do PSD, Avante, PRD, PCdoB, PL, PDT, SD, que também tendem a eleger prefeitos. Mas faz parte da função dos dirigentes jogarem os números para cima, já que têm de manter as tropas confiantes. Só que há expectativas em relação a algumas siglas que vêm investindo muito, em 2024, visando às eleições de 2026. Lá na frente estarão em jogo a disputa pelo Governo do Estado, duas vagas no Senado, 49 de deputados estaduais e 25 de federais. Quem conseguir eleger um bom número de prefeitos ou até mesmo sair com os nomes fortalecidos nos municípios, terá como colocar as cartas na mesa para acertar alianças. Por isso, nesta última semana de campanha, muita coisa pode acontecer. É bom que a Justiça Eleitoral esteja ainda mais atenta.

Cidades que atraem as atenções
Cada município tem a sua importância nas eleições, mas tem aqueles que o mundo político voltam mais as atenções. Caruaru é uma delas, devido à disputa acirrada entre o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e Zé Queiroz (PDT), e ser justamente a principal base da governadora Raquel Lyra (PSDB). O Recife também, pela curiosidade em torno do percentual de votos do prefeito João Campos (PSB).

Gastos alarmantes
A revelação de que cadastrados no Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões com as bets, só  no mês de agosto, causou alvoroço. O Governo Federal deve anunciar algumas medidas preventivas, na semana que vem. Há sugestão para bloquear quem estiver no CadÚnico.

Limites necessários
O deputado de Mendonça Filho (UB), por sua vez, apresentou projeto para que as empresas criem sistemas capazes de identificar apostadores que recebe Bolsa Família. E o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) propõe limitar os valores das apostas para essas pessoas.

Expectativa de Lula Cabral
Fortíssimo candidato no Cabo, Lula Cabral (SD) vive a expectativa quanto ao julgamento do seu caso no TSE.