Recifenses não acreditam em promessas Segundo pesquisa da Fafire Inteligência de Mercado, mais de 50% dos eleitores também acham que o perfil dos candidatos não mudou

Guilherme Anjos

Publicação: 28/09/2024 03:00

O eleitor recifense, em sua maioria, não acredita nos políticos. É o que revela o levantamento sobre o acompanhamento das campanhas e opinião sobre os políticos, realizado pela Fafire Inteligência de Mercado. A pesquisa atestou que 86% da população recifense não acredita nas promessas de campanha feitas pelos candidatos. Destes, 59,28% acreditam em quase nada, e 26,8% não acreditam em nada.

Ainda de acordo com os dados, 11,73% acreditam em quase todas as promessas dos políticos, enquanto apenas 2,19% dos eleitores da capital pernambucana afirmam tomar como verdade tudo o que é proposto pelos candidatos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 19 de setembro, entrevistando 776 recifenses de diferentes gêneros, faixas etárias e regiões da capital pernambucana, sob a orientação do Pesquisador e Coordenador da Fafire Inteligência de Mercado, João Paulo Nogueira. A margem de erro do levantamento é de 3,5% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%

HONESTIDADE

O levantamento também revelou que 68,17% dos recifenses acreditam que a maioria dos políticos são desonestos, e 15,34% acredita que nenhum deles é honesto. Apenas 0,77% dos eleitores da capital defendem a honestidade de todos os políticos, e 7,47% afirmam que a maioria dos políticos são honestos. Já 8,25% não souberam responder.

Segundo a pesquisa, o perfil do político também não mudou desde as últimas eleições para 51,68% dos eleitores. Para 27,84%, houve uma melhora no nível dos candidatos, enquanto 13,92% viram uma piora nos postulantes. 6,57% não souberam responder.

GUIA ELEITORAL

As propagandas eleitorais veiculadas através da televisão e rádio também não parecem ter a mesma adesão com a atual geração de eleitores. Apenas 17,53% dizem sempre acompanhar o guia eleitoral, e 32,60% afirmam assistir ‘de vez em quando’. Já 24,36% raramente veem, enquanto 25,52% nunca sintonizam no horário eleitoral.

Dos entrevistados que assistem ao guia, 82,35% sempre prestam atenção nas propostas apresentadas. Enquanto que 11,03% ‘de vez em quando’ focam no que está sendo dito; 5,88% raramente prestam atenção; e 0,74% nunca acompanham as propostas.