João ouve reivindicações de hospitais sobre refinanciamento de dívidas Um dos pedidos foi a redução da alíquota do ISS em troca de prestação de atendimentos a pacientes encaminhados pela Prefeitura do Recife

Publicação: 14/09/2024 03:00

O prefeito João Campos (PSB) participou de sabatina no Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (Sindhospe), nesta sexta-feira (13), e ouviu algumas reivindicações do setor para serem implantadas a partir do próximo ano, caso ele seja reeleito no Recife. Um dos pedidos foi a redução da alíquota do ISS em troca de prestação de atendimentos dos hospitais particulares a pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Campos, no entanto, sinalizou com a possibilidade de abater parte das dívidas que as instituições têm com o município.

Presidente do Sindhospe, George Trigueiro foi quem levantou a questão sobre a redução do imposto, como forma de compensação financeira para os hospitais privados. “O ISS do Recife é o mais alto da Região Metropolitana. Os hospitais pagam 4%. E já foi pior. Era 5%, e baixou quando João Paulo era o prefeito. A troca de serviço poderia reduzir para 3%, por exemplo. E os hospitais fariam as cirurgias eletivas. Nós passamos dois anos com as cirurgias represadas devido à pandemia da Covid-19”, assinalou.

João Campos considerou o pleito do presidente do Sindhospe como uma boa ideia para agilizar os atendimentos aos pacientes, contudo apresentou outra alternativa. Em vez de reduzir a alíquota do ISS, poderia ser feito um refinanciamento das dívidas que os hospitais têm com o município. Dessa forma, os débitos seriam abatidos conforme o número de atendimentos que fossem realizados. O prefeito reconheceu a importância do setor hospitalar para a economia, considerando que na área de serviços, a saúde é que contribui mais para a arrecadação. E ressaltou a importância de atrair novos investimentos para o Recife.

O candidato aproveitou para adiantar a intenção de lançar o Conecta Medicamento. “O cidadão vai solicitar o medicamento e vai indicar a farmácia mais próxima para ir buscar.” (Blog Dantas Barreto)