DIARIO POLÍTICO » Davi contra PSB

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/09/2024 03:00

O vereador recifense Davi Muniz voltou a ser assunto na Assembleia Legislativa e no meio político, ontem, pelo mesmo motivo de um ano e dois meses atrás: o direito de assumir um mandato de deputado estadual. Ele foi eleito vereador pelo PSB, em 2020, e em 2022 concorreu a deputado estadual, ficando na primeira suplência do partido. Com o retorno de Jarbas Filho para o MDB, depois de eleito deputado estadual na sigla socialista, Davi brigou pelo mandato com o argumento de infidelidade partidária. Mas a direção do PSB não lhe deu respaldo e o TRE não aceitou a sua reivindicação. Depois, houve negociações para Jarbinhas assumir uma secretaria estadual e, com isso, o vereador ficaria temporariamente na Alepe. Novamente não deu em nada. Foi então que Davi decidiu trocar o PSB pelo PSD para disputar a reeleição neste ano, aproveitando a janela partidária de março para os vereadores. Ontem, com o falecimento de José Patriota, surgiu a vaga de deputado estadual e Davi poderá ocupá-la. Só que o mandato é do partido e dessa vez ele é que tende a ficar sem poder assumir o cargo, justamente por infidelidade partidária. O PSB já se prepara para evitar, inclusive, a sua posse. O segundo suplente é Júnior Matuto, que disputa a Prefeitura do Paulista. Se for eleito, abrirá mão do Legislativo, mas o terceiro suplente Cayo Albino já está torcendo pela vitória de Matuto. Caso Davi Muniz assuma o mandato estadual, pode continuar a campanha de vereador e, sendo reeleito, teria como opção desistir da Alepe e voltar à Câmara do Recife para não correr o risco de ficar sem nada mais na frente. Se não renovar a vereança, briga na Justiça até onde puder pela vaga na Alepe.
 
Saneamento já em obras 
Candidatos a prefeito de cidades da Região Metropolitana do Recife reclamam, de forma verdadeira, dos esgotos a céu aberto que encontram nas ruas e estão prometendo realizar obras de saneamento básico, se forem eleitos. Mas só lembrando que esse trabalho já vem sendo feito pela Compesa/BRK e o prazo para 90% da RMR estar com saneamento é 2036. Portanto, não são as prefeituras que fazem essa obra. 
 
Iphan concorda  
Outro tema desta campanha eleitoral é a ocupação de prédios do centro do Recife, mas sempre se ouve que o Iphan é o empecilho. Superintendente do órgão federal, Gilberto Sobral diz que o objetivo é preservar a memória dos imóveis, mas que repovoar o centro é uma proposta elogiável.
 
Votações adiadas  
Os projetos de reajustes salariais dos servidores do Estado que seriam votados pela Assembleia Legislativa, ontem, ficaram para a pauta da próxima terça-feira, tanto nas comissões quanto no plenário. O adiamento foi em razão do falecimento do deputado estadual José Patriota.
 
O adeus a José Patriota  
A população de Afogados da Ingazeira, família e amigos se despedem, hoje, do ex-prefeito e deputado José Patriota, que faleceu ontem depois de uma dura batalha contra o câncer. Partiu, deixando uma grande lacuna no cenário político de Pernambuco, pelo jeito equilibrado e conciliador que foi a sua marca em vida. José Patriota foi uma das raras figuras que até os adversários tinham dificuldades de falar algo contra.