DIARIO POLíTICO » Debate insosso

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/09/2024 03:00

Os candidatos a prefeito do Recife vinham solicitando um debate antes das eleições e, ontem, aconteceu o primeiro, que foi promovido pela Adufepe, no campus da UFPE. Sete dos oito postulantes compareceram e quem faltou foi João Campos (PSB), que tenta a reeleição e as pesquisas apontam liderança folgada dele. O socialista não havia confirmado presença e ainda teve como justificativa a ida ao velório do deputado estadual José Patriota, em Afogados da Ingazeira. Mas, mesmo se não tivesse esse compromisso, a possibilidade de Campos participar do debate era zero. Apesar de ausente, foi alvo de todos os concorrentes. Principalmente de Gilson Machado (PL) e Daniel Coelho (PSD), que estão inconformados por não poderem citar o caso das creches conveniadas com a Prefeitura. Gilson, por sinal, está praticamente sem guia eleitoral e inserções por determinação da Justiça Eleitoral, porque voltou a tocar no assunto. Sem o prefeito, além das críticas, os candidatos tentaram apresentar algumas propostas. Mas como havia sete participantes e o tempo era limitado, as promessas de campanha quase que ficaram em segundo plano. Além do mais, as participações de Simone Fontana (PSTU), Ludmila Outtes (UP) e Victor Assis (PCO) ficaram muito fora do contexto. O que se ouviu deles foram críticas ao facismo, capitalismo, aos bancos, extinção da Guarda Municipal e da Polícia Militar e até defesa do grupo Hamas na guerra contra Israel, na Faixa de Gaza. Pelo menos, para esses três que não têm espaço no guia eleitoral de TV e rádio, foi um espaço para o público presente saber que estão na disputa pela Prefeitura. Por falar em público, no auditório só tinha praticamente militantes e assessores dos candidatos. Os eleitores que assistiram à transmissão ao vivo nas redes sociais, é que tiveram a oportunidade de avaliar quais concorrentes apresentaram as propostas mais convincentes.
 
Ações para as mulheres
Durante o debate na Adufepe, Dani Portela (Psol) quis enquadrar Daniel Coelho (PSD) e Gilson Machado (PL), afirmando ser a única candidatura a destacar ações para as mulheres no programa de governo. Daniel retrucou, garantindo que no seu plano há 33 citações referentes a questões de gênero. Gilson afirmou ter 32. Ambos também lembraram que têm mulheres na vice: Mariana Melo (PSDB) e Leninha Dias (PL).
 
Coro generalizado  
A ausência do prefeito João Campos (PSB), no debate da Adufepe, motivou as provocações dos militantes presentes no auditório, independentemente de partido. Toda vez que seu número era sorteado para perguntar ou responder, iniciava o coro generalizado: “Arregão”.
 
Raquel gira pelo interior  
A governadora Raquel Lyra (PSDB) fará entregas, hoje, em Salgueiro e Exu, onde também dará uma força aos candidatos a prefeito aliados. Antes, porém, almoça com o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Armando Neto, Fred Loyo e João Lyra também participam.
 
Fecomércio ouvirá candidatos
A Fecomércio fará sabatinas com os candidatos a prefeito do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, nas próximas segunda e terça-feira.