Deputado José Patriota morre no Recife Parlamentar tratava de um câncer de fígado desde 2018. Com a morte dele, começa a disputa para ver quem vai assumir a vaga na Alepe

Publicação: 18/09/2024 03:00

Morreu, na manhã de ontem, o deputado estadual e ex-prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota (PSB), de 63 anos. Ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o socialista tratava um câncer no fígado desde 2018 e estava internado no Hospital Unimed 3, no Recife.

Com uma trajetória de 40 anos de militância e gestão pública, Patriota ocupou diversos cargos. Ele nasceu em Tabira, mas fez sua carreira em Afogados da Ingazeira, cidade de 37 mil habitantes no Sertão do Pajeú. De origem humilde, foi moldado pelas dificuldades enfrentadas por sua família e, no início, trabalhou com agricultores na Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetape).

Patriota foi secretário de Eduardo Campos, tendo exercido ainda a presidência do ProRural, ProMata e ProMetropole. Em Afogados da Ingazeira, foi vereador, vice-prefeito e prefeito por dois mandatos. O político também liderou a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por seis mandatos consecutivos. Em 2022, foi eleito deputado estadual com 43.586 votos.

O corpo de José Patriota foi velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na Boa Vista, Centro do Recife, até as 13h, e no Centro Desportivo Municipal de Afogados da Ingazeira, à noite.
 
DISPUTA
Com o falecimento de José Patriota, seu mandato na Alepe deve ser assumido pelo primeiro suplente pelos próximos dois anos. No entanto, a linha de sucessão ainda está cercada de incertezas. Em princípio, deveria assumir o cargo o vereador Davi Muniz (PSD), que ficou na primeira suplência em 2022. Mas a Lei Eleitoral diz que os mandatos não são posse dos políticos, mas dos partidos. Ou seja, a vaga deve ser preenchida pelo PSB.

Muniz deixou o Partido Socialista Brasileiro para disputar a reeleição na Câmara Municipal pelo PSD, e virou aliado ao candidato à Prefeitura do Recife Daniel Coelho (PSD), em 2024.