Avião de Lula decola e sofre problema técnico
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), pilotos tiveram que aguardar o consumo necessário de combustível no ar para voltar ao aeroporto no México
Publicação: 02/10/2024 03:00
O avião presidencial VC-1, onde viaja o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sofreu um problema técnico ontem após decolar do Aeroporto da Cidade do México rumo a Brasília. Segundo Força Aérea Brasileira (FAB), os procedimentos de segurança foram seguidos e os pilotos tiveram que aguardar o consumo de combustível para retornar ao aeroporto.
A aeronave teve de permanecer, por cerca de cinco horas, voando em círculos para despejar combustível, diminuindo assim o peso para a aterrissagem, a uma altitude média de cerca de 3,8 mil metros do solo, de acordo com dados da plataforma FlightAware.
O presidente Lula e sua comitiva pousaram em segurança às 22h16 de ontem no Aeroporto Internacional Felipe Angeles (Santa Lucia - NLU), que fica a uma hora da Cidade do México.
Hoje, Lula e assessores embarcam em outra aeronave da FAB para Brasília. Nas viagens internacionais, o avião presidencial costuma ser acompanhado por, pelo menos, um avião de reserva, além de aviões de apoio e os que levam ministros e servidores do governo.
Ainda não foi divulgada a causa do problema técnico da aeronave presidencial, um Airbus A329CJ. Os procedimentos de segurança para a solução foram considerados bem-sucedidos. Os nomes dos integrantes da comitiva presidencial que acompanhavam Lula também não foram informados.
Lula cumpriu agenda oficial no México por dois dias. O principal compromisso foi a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum.
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O presidente Lula quer substituir o Airbus A319-ACJ, o avião presidencial conhecido como “Aerolula”, por uma nova aeronave que seria “mais confortável”. Segundo revelado pela coluna do jornalista Marcelo Godoy, do “Estado de S.Paulo”, a Força Aérea Brasileira (FAB) entregou um estudo ao Palácio do Planalto em que a opção mais barata poderia custar quase R$ 400 milhões. (Correio Braziliense)
A aeronave teve de permanecer, por cerca de cinco horas, voando em círculos para despejar combustível, diminuindo assim o peso para a aterrissagem, a uma altitude média de cerca de 3,8 mil metros do solo, de acordo com dados da plataforma FlightAware.
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Hoje, Lula e assessores embarcam em outra aeronave da FAB para Brasília. Nas viagens internacionais, o avião presidencial costuma ser acompanhado por, pelo menos, um avião de reserva, além de aviões de apoio e os que levam ministros e servidores do governo.
Ainda não foi divulgada a causa do problema técnico da aeronave presidencial, um Airbus A329CJ. Os procedimentos de segurança para a solução foram considerados bem-sucedidos. Os nomes dos integrantes da comitiva presidencial que acompanhavam Lula também não foram informados.
Lula cumpriu agenda oficial no México por dois dias. O principal compromisso foi a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum.
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O presidente Lula quer substituir o Airbus A319-ACJ, o avião presidencial conhecido como “Aerolula”, por uma nova aeronave que seria “mais confortável”. Segundo revelado pela coluna do jornalista Marcelo Godoy, do “Estado de S.Paulo”, a Força Aérea Brasileira (FAB) entregou um estudo ao Palácio do Planalto em que a opção mais barata poderia custar quase R$ 400 milhões. (Correio Braziliense)