DIARIO POLíTICO » Impasse geral

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 12/12/2024 03:00

As eleições presidenciais só acontecerão em 2026, mas como é comum para quem vive na política, o assunto já é tratado como se os eleitores fossem fazer a escolha no ano que vem. O problema de saúde do presidente Lula (PT) causado pela pancada na cabeça e ele já beirando os 80 anos de idade, já fazem da situação uma grande interrogação. Já tem petista, nos bastidores, defendendo que ele antecipe a decisão se será ou não candidato à reeleição. Vale lembrar que Lula, mesmo preso, insistiu que concorreria em 2018, e quase de última hora Fernando Haddad foi lançado, mas quem venceu foi Jair Bolsonaro. Do outro lado, agora é Bolsonaro que fala em disputar a Presidência em 2026, apesar de a possibilidade ser praticamente zero, pois está inelegível. As opções da direita com maior peso seriam os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (UB). Tudo bem que ainda falta quase dois anos, mas Tarcísio vem tendo problemas na questão da segurança, sem conseguir baixar os índices da criminalidade. E isso pode influenciar negativamente. Ontem, Ronaldo Caiado foi condenado a oito anos de inelegibilidade pelo TRE-GO por abuso de poder para eleger Sandro Mabel prefeito de Goiana. Cabe recurso no TSE e os ministros de vez em quando julgam de forma diferente dos desembargadores dos TREs. É nisso que Caiado vai apostar para ter chance de disputar o Planalto.
 
Despedida de Campos Neto
Roberto Campos Neto comandou a última reunião do Banco Central, cravando a taxa Selic em 12,25, na tentativa de segurar a inflação. Foi na sua gestão que o Pix passou a ser utilizado e virou um sucesso. Mas também foi Campos Neto que lançou a nota de R$ 200. Eram previstas 275 milhões de notas. As cédulas sumiram.
 
Tempo no ônibus
Autor do projeto de lei que amplia para três horas o espaço de tempo para que os usuários paguem apenas uma passagem de ônibus na RMR, o deputado Sileno Guedes (PSB) espera que o Grande Recife Consórcio trate do assunto, na primeira reunião de 2025. A proposta tramita na Alepe.
 
Já passou do limite

Os municípios do Paulista e Olinda já tomaram as providências para proibir a venda e comércio de armas de gel. Essa praga está se espalhando e causando muitos danos, até em quem não participa das “guerras” de rua. A situação já passou do nível de preocupante no Estado.
 
Espaço para mulheres

A Secretaria da Mulher e o TJPE firmam, às 15h de hoje, parceria para que 5% cargos terceirizados sejam ocupados por mulheres vítimas de violência doméstica, mulheres trans e travestis, migrantes, refugiadas, em situação de rua, egressas do sistema prisional, indígenas, campesinas, quilombolas, mães de crianças atípicas e sobreviventes de exploração sexual comercial de crianças e adolescentes.