Lula passa por retirada de dreno e está lúcido Presidente passou por novo procedimento médico ontem à noite. Segundo o médico Roberto Kalil Filho, petista deve receber alta da UTI ainda hoje

Publicação: 13/12/2024 03:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por um novo procedimento médico, ontem à noite, para retirada do dreno intracraniano. Segundo boletim médico, a intervenção ocorreu sem intercorrências e o presidente se encontra “lúcido e orientado”.

Durante a manhã, Lula passou por uma embolização das artérias meníngeas. “Na parte da tarde, realizou novos exames laboratoriais e, no início da noite, foi retirado o dreno intracraniano, sem intercorrências”, diz a equipe médica.

Segundo o boletim, Lula segue “conversando normalmente, alimentou-se bem e recebeu visitas de familiares”. O presidente continua sob acompanhamento da equipe médica, liderada por Roberto Kalil Filho e por Ana Helena Germoglio.

Lula está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Mais cedo, Roberto Kalil Filho afirmou em coletiva de imprensa que o presidente deve voltar para Brasília na próxima semana. “Depois da alta, o presidente poderá ir para Brasília, segunda ou terça. Depende da evolução, que está sendo muito boa. A programação é ir direto para Brasília e retomar aos poucos”, explicou.

Ainda segundo Roberto Kalil Filho, deve permanecer na UTI.

“Hoje (ontem), o presidente vai continuar monitorado na UTI. A partir de amanhã (hoje), vai passar a não ter os cuidados 24 horas. Ou seja, alta da UTI amanhã (hoje)”, afirmou Roberto Kalil Filho, médico do petista. A saída dos cuidados intensivos, no entanto, não significa uma mudança física de local, segundo a médica Ana Helena Germoglio. “O que define o cuidado na UTI do presidente é a monitorização contínua. A partir de quando tira, significa que não está mais sendo monitorado 24 horas. Mas, vai permaencer no mesmo espaço físico.” (Correio Braziliense)