Os 37 vereadores do Recife a partir de 2025 Na nova formatação, foram 26 vereadores eleitos pela frente popular, formando uma maioria governista. Treze partidos vão compor a legislatura

Guilherme Anjos

Publicação: 31/12/2024 03:00

O ano de 2025 marca o início de uma nova legislatura nas Câmaras Municipais de todo o país. No Recife, serão 11 novos vereadores, além dos 26 que renovaram seus mandatos na Casa José Mariano. Serão 37 cadeiras no próximo ano, duas a menos do que a atual composição. Isso se deve à redução da população recifense no Censo de 2022.

Treze partidos compõem a nova legislatura. O PSB passou de 13 para 15 cadeiras; o PL, de três para quatro; o MDB, de duas para três; o Novo e o Republicanos, de uma para duas; e o PP, uma vaga. PRD e Avante continuaram com uma cadeira na Casa, reelegendo seus vereadores. Já o Psol também manteve a vaga, mas renovou o representante - sai Ivan Moraes, entra Jô Cavalcanti.

Na nova configuração das cadeiras, foram 26 vereadores eleitos pela Frente Popular, entre novatos e veteranos. Além de possuir a maior bancada da Casa, o PSB elegeu sete dos 10 candidatos mais votados na capital, incluindo o primeiro lugar - o atual presidente da Câmara, Romerinho Jatobá, com 20.264 votos.

Para o socialista, a maioria governista é animadora, mas prevê uma oposição mais reativa. “Vejo uma oposição com ideologia, mas quem está no time de João Campos tem uma relação muito próxima. Vai ter uma bancada de oposição reativa, mas temos uma base sólida que dá sustentação ao Governo”, afirmou.

“Nossa expectativa é ter um ambiente saudável. Que as discussões fiquem no campo das ideias, mas que a relação seja sadia”, complementou.

Apesar da desvantagem numérica da oposição, Gilson Machado Filho foi o segundo vereador mais votado destas eleições, com 16.095 votos. Outros candidatos do PL, Fred Ferreira e Thiago Medina também conquistaram mais de 10 mil votos na capital.
 
Saiba mais

Vereadores que retornam para mais um mandato


. Romerinho Jatobá (PSB);
. Aderaldo Pinto (PSB);
. Andreza Romero (PSB);
. Natalia de Menudo (PSB);
. Eriberto Rafael (PSB);
. Liana Cirne (PT);
. Felipe Francismar (PSB);
. Carlos Muniz (PSB);
. Samuel Salazar (MDB);
. Marco Aurélio Filho (PV);
. Davi Muniz (PSD);
. Fred Ferreira (PL);
. Cida Pedrosa (PCdoB);
. Zé Neto (PSB);
. Luiz Eustaquio (PSB);
. Hélio Guabiraba (PSB);
. Fabiano Ferraz (MDB);
. Wilton Brito (PSB);
. Paulo Muniz (PL);
. Alcides Teixeira Neto (Avante);
. Professora Ana Lúcia (Republicanos);
. Rodrigo Coutinho (Republicanos);
. Junior Bocão (PSD);
. Felipe Alecrim (Novo);
. Tadeu Calheiros (MDB);
. Gilberto Alves (PRD).

Novos vereadores do Recife eleitos

. Gilson Machado Filho (PL);
. Rinaldo Junior (PSB);
. Agora é Rubem (PSB);
. Eduardo Mota (PSB);
. Flávia de Nadegi (PV);
. Thiago Medina (PL);
. Júnior De Cleto (PSB);
. Kari Santos (PT);
. Jô Cavalcanti (PSOL);
. Alef Collins (PP);
. Eduardo Moura (Novo).