DIARIO POLíTICO » Partidos no lá e lô

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 30/12/2024 03:00

A chegada do presidente municipal do PV e vereador Marco Aurélio Filho ao secretariado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), seria natural, já que o partido compõe a federação com o PT e PCdoB e apoiou a reeleição do socialista. Porém, passou a ser mais uma sigla que tem um pé na Prefeitura e outro no Governo do Estado, onde também está presente no 1º escalão. Na Câmara Municipal é da base de João e na Assembleia Legislativa é aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB). Situação relativamente parecida vive o PT, que comanda duas pastas no Recife e tem um filiado no IPA, do Estado. Na Alepe, os três deputados sempre votam com o Governo. Outro partido dividido é o União Brasil, que passará a ter duas secretarias no segundo mandato de João Campos, por indicação de Miguel Coelho, e vive a expectativa de o deputado Mendonça Filho ter um aliado na equipe de Raquel. Na Assembleia, os parlamentares votam com o Governo do Estado, mas Antônio Coelho está retornando para ser um contraponto. E ainda tem o Solidariedade, liderado por Marília Arraes, arquirrival da governadora. A sigla está presente na equipe do prefeito recifense, no entanto a maioria dos deputados estaduais é aliada do Palácio do Campo das Princesas. Fica, então, a expectativa sobre o posicionamento dos partidos e seus filiados em 2026, já que Raquel Lyra disputará a reeleição e João Campos tende deixar a Prefeitura para concorrer ao Governo.

PDT já esteve nos dois lados
Recentemente, o PDT estava no lá e lô, mas, com a proximidade das eleições municipais, entregou a secretaria estadual para apoiar o favorito prefeito João Campos, mesmo perdendo a vaga de vice para o PCdoB. No novo mandato, a futura ex-vice Isabella de Roldão será secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, que o partido já tem.

Curso de formação
Às 10h de hoje tem aula inaugural do curso de Formação e Habilitação de Praças da Polícia Militar, na Arena Pernambuco. A governadora Raquel Lyra (PSDB) participará para dar as boas vindas aos novos 2.400 PMs. Serão sete meses de curso antes do efetivo ir para as ruas.

Nova regra
A Prefeitura de Maraial é um dos exemplos no País que teve emenda parlamentar, no valor de R$ 1,5 milhão, para saúde bloqueada, devido à nova regra que exige a abertura de conta separada. Autor da emenda, o deputado Clodoaldo Magalhães (PV) diz que o repasse seria fundo a fundo.

Humberto e Veras nas mesas
Humberto Costa está sendo indicado pelo PT  para ser o segundo vice-presidência do Senado, no período de 2025 a 2027. Outro petista pernambucano que pode ocupar, neste caso, a primeira secretaria da Câmara dos Deputados é Carlos Veras. A eleição das mesas do Congresso Nacional será no dia 3 de fevereiro de 2025, quando os parlamentares voltam do recesso.