Diario Político

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 02/01/2025 06:00

Ontem, quando foi empossado como prefeito do Recife para cumprir o segundo mandato, o prefeito João Campos (PSB) falou sobre a independência da Câmara Municipal e da harmonia entre os poderes. “A gente tem que ser independentes, mas também harmônicos para fazer a cidade avançar”, disse o socialista. Reconhece o papel atuante da oposição e garantiu que respeitará o trabalho da bancada adversária. “Terei diálogo sempre harmônico entre os poderes, respeitando o papel de todos”, salientou. Líder da bancada oposicionista, Felipe Alecrim (Novo) disse, após a cerimônia de posse dos parlamentares e do prefeito, que também espera por esse respeito do Poder Executivo. “Vamos ver se o discurso vai para a prática. Nos últimos quatro anos, foram aprovados muitos projetos sem tanto respeito com a Câmara de Vereadores. Esperamos que o Poder Legislativo seja realmente independente e respeitado pelo Executivo”, disse Alecrim. O novato Eduardo Moura (Novo) afirmou que a intenção da oposição não é fazer o caos, mas avisou que será fiscalizadora. “A bancada tem oito vereadores, sendo quatro são novos, e vamos fiscalizar o trabalho da Prefeitura”, ressaltou. Não custa lembrar que estamos em ano pré-eleitoral. Em 2026, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tentará a reeleição e João Campos, provavelmente, será seu principal adversário. Então, é de se esperar muitos embates entre governistas e oposicionistas no Legislativo Municipal. O prefeito tem ampla maioria, só que a turma do contra que chegou, promete fazer barulho.

Vereador vai às ruas
O vereador Eduardo Moura disse que passará o  mês de janeiro nas ruas do Recife para ver onde a Prefeitura está falhando. A primeira parada será hoje em Boa Viagem para fiscalizar os banheiros públicos e a limpeza da praia. Depois acompanhará o desmonte da estrutura usada no Réveillon, no Pina. Segunda-feira irá a uma policlínica.

Prefeito moderador
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi reeleito numa disputa acirrada e muito polarizada entre lulismo e bolsonarismo. Ontem, ao tomar posse no cargo, disse que “A ideologia nunca pode ser mais importante do que o dia a dia”. E se colocou como agente da moderação.

Marca própria
O deputado Eriberto Filho (PSB) assume hoje a Secretaria de Esportes do Recife. Elogiou o projeto Gramadão como vitrine e falou em dar continuidade ao que vem dando certo. “Mas vamos chegar com a nossa contribuição para tornar o esporte acessível a todos”, garante.

“Um simples mortal”
O presidente Câmara Municipal, Romerinho Jatobá (PSB), destacou que seus 20.264 votos o colocam como o 3º vereador mais votado da história do Recife. Fica atrás do atual senador Humberto Costa e do ex-governador Gustavo Krause. Romerinho disse que os dois estão em outro patamar e, pela primeira vez, “um simples mortal” superou a marca dos 20 mil votos. Meta agora é ser deputado estadual.