Raquel é bem avaliada, mas perderia reeleição Segundo pesquisa Quaest, a gestão da governadora é aprovada por 54% dos pernambucanos. Já se as eleições fossem hoje, a tucana perderia para João Campos

Guilherme Anjos

Publicação: 13/12/2024 03:00

A governadora Raquel Lyra (PSDB) cresceu em aprovações, mas ainda ficaria para trás nas urnas se a reeleição fosse disputada hoje. É o que revela a pesquisa Quaest com a avaliação dos governadores, publicada ontem. A gestão da tucana é aprovada por 54% dos pernambucanos, enquanto 42% reprovam, com 4% de indecisos.

Comparada à última pesquisa, realizada no primeiro semestre de 2024, a avaliação positiva da governadora subiu em um ponto percentual, mas a rejeição se manteve.

Ainda segundo o levantamento, 35% dos pernambucanos afirmaram que a administração de Raquel Lyra é regular; 32% avaliaram como positiva; e 29%, como negativa.

A tucana foi mais bem avaliada no interior, onde 39% dos entrevistados avaliaram sua gestão positivamente. Em contrapartida, 55%  dos eleitores da capital pernambucana desaprovam o governo.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de dezembro, em 42 municípios pernambucanos. Foram entrevistados 1.100 eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

ELEIÇÕES
A pesquisa Quaest também avaliou as intenções de voto do pernambucano para as eleições de 2026. O levantamento indica uma derrota da governadora contra o prefeito do Recife, João Campos (PSB). O socialista aparece com 64%, contra 22% de Raquel Lyra.

O nome do senador Humberto Costa (PT) também apareceu na pesquisa, pontuando 4%. Já 9% dos eleitores afirmaram votar branco ou nulo, ou que não iriam votar, e 1% estão indecisos.