"Donald Trump terá impacto significativo" Foi o que disse André Corrêa do Lago, embaixador que foi nomeado ontem como presidente da COP 30, sobre a participação do americano no evento

Publicação: 22/01/2025 03:00

O presidente da COP 30, embaixador André Corrêa do Lago, avalia que o governo Trump terá um “impacto significativo” na conferência do clima. Ele foi indicado ontem ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em reunião no Palácio do Planalto.

Segundo o diplomata, apesar de os Estados Unidos terem saído do Acordo de Paris, ainda existem outros mecanismos internacionais para discutir o tema, bem como outros países que vão se manter comprometidos com a adaptação climática.

“Os Estados Unidos são um ator essencial, porque não só é a maior economia, um dos maiores emissores, mas é também um dos países que têm trazido respostas à mudança do clima, com tecnologia”, declarou Corrêa do Lago a jornalistas.

“Claro, estamos todos ainda analisando as decisões do presidente Trump, mas não há a menor dúvida de que terá um impacto significativo na preparação da COP e na maneira como nós vamos ter que lidar com o fato de que um país tão importante está se desligando desse processo”, acrescentou o diplomata.

DIÁLOGO
Questionado sobre a possibilidade dos Estados Unidos promoverem um boicote ao Acordo de Paris, Corrêa do Lago disse não acreditar que ocorra. “Ainda não conversamos, naturalmente, com eles sobre esse tema”, comentou o embaixador.

“É uma decisão soberana de um país sair de um acordo, mas isso não quer dizer necessariamente que esse acordo não possa encontrar uma forma de contornar a ausência desse país”, disse ainda.

O presidente da COP destacou que os Estados Unidos continuam como membros da Convenção do Clima, das Nações Unidas, e que existem estados e cidades dos EUA que continuam comprometidos com o tema. (Correio Braziliense)