DIARIO POLíTICO » Victor faz estreia

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/01/2025 03:00

Victor Marques (PCdoB) assumiu a Prefeitura do Recife porque João Campos (PSB) tirou uns dias de férias e confiou em deixar seu vice sentado na cadeira, pela primeira vez, com menos de três semanas no cargo. Assim, Victor vai começar a sentir o gostinho de administrar a Capital. E é possível que volte a assumir a função interinamente em momentos pontuais, caso o titular tenha que se ausentar, ao longo deste ano. Mas já vai criando musculatura para o caso de ser prefeito de verdade, a partir de abril de 2026. Como já foi amplamente falada e escrita, a sua presença na chapa majoritária da Frente Popular fez parte de um projeto maior. E como os próprios aliados do socialista apregoam, a candidatura de João Campos ao Governo do Estado é um caminho sem volta. Ou como se diz no dito popular, a marcha-a-ré quebrou. A pesquisa recente do Instituto Real Time Big Data mostrou que, se a eleição foi neste momento, Campos teria quase o triplo de votos sobre a governadora Raquel Lyra (PSDB). E Victor Marques exerce um papel crucial nesta estratégia. Ele era Chefe de Gabinete, mas sentar na cadeira de prefeito exige muito mais atributos. Pelo que foi decidido por João, seu vice deve ter de sobra. Nesse primeiro período em que Victor estará administrando a cidade será observado. Como se comportará, se estará mais presente nas ruas, como serão - se ocorrerem - suas entrevistas. E não faltará o olhômetro da oposição em cada passo que o prefeito interino der.
 
Expectativa para Causa Animal

O deputado estadual Wanderson Florêncio (SD) assumiu o mandato recentemente e vem fazendo uma defesa efusiva ao Governo de Raquel Lyra (PSDB). Como uma das suas principais bandeiras está ligada ao meio ambiente e animais, não será surpresa se ele indicar alguém para a Secretaria Executiva da Causa Animal, criada no fim 2024 e que está vaga.
 
Do Bolsa ao Poder

Quase 1.200 famílias foram cortadas do programa Bolsa Família, a partir dessa sexta-feira. Mas não por maldade do Governo Lula. É que entre os beneficiados com auxílio, sete são de prefeitos (as), 19 de vice-prefeitos(as) e 1.168 assumiram mandatos em câmaras municipais.
 
Protestos na segunda
O Movimento Passe Livre fará dois atos, nessa segunda-feira. No início da manhã, terá protesto contra a possível privatização do Metrô, na Estação Central do Recife. Às 15h, será no Terminal do Cais de Santa Rita, contra o aumento das passagens do transporte coletivo.
 
Lupa nos sonegadores
A senadora Teresa Leitão (PT) comentou que foi ruim, mas necessária, a decisão do Governo Lula de revogar a fiscalização sobre as movimentações do Pix com valores acima de R$ 5 mil e R$ 15 mil das pessoas físicas e jurídicas, respectivamente. Na sua opinião, a chiadeira se deu porque o monitoramento estava chegando próximo dos maiores sonegadores.