DIARIO POLíTICO » Eleição em Goiana

por Ricardo Dantas Barreto

Publicação: 17/03/2025 03:00

As duas candidaturas à Prefeitura de Goiana serão oficializadas hoje, durante as convenções do Avante e do PP. O evento do prefeito interino, Eduardo Batista (Avante), está marcado para iniciar às 17h, enquanto seu concorrente Marcílio Régio (PP) reúne os apoiadores a partir das 18h11. Eles se enfrentam na eleição suplementar, marcada para o dia 4 de maio, quando os eleitores goianenses, finalmente, decidirão quem governará o município até 31 de dezembro de 2028. Esse novo pleito ocorrerá por conta da teimosia do ex-prefeito Eduardo Honório (UB), que botou na cabeça e não teve quem tirasse dele a ideia de ser candidato, mesmo não podendo. Ele era vice e assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2017, devido à licença do titular Oswaldo Lima Filho, que veio a falecer. Em 2020, Honório venceu a eleição e completou oito anos no cargo, em 2024, que é o limite constitucional. Decidiu enfrentar a Justiça Eleitoral, ganhou com 78% dos votos, porém teve a candidatura indeferida posteriormente pelo TSE. Eduardo Batista, que era aliado de Eduardo Honório, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores, em 1º de janeiro, assumiu a Prefeitura e lançou a própria candidatura. Ele tem apoio de ex-candidatos a prefeito e da grande maioria dos vereadores de Goiana. Marcílio Régio, que já foi vereador e vice-prefeito, tem aval de Honório. Aposta no seu passado político e na alta popularidade do aliado para conquistar a Prefeitura. Hoje será o dia de ambos mostrarem quem tem mais condições de juntar gente para ir às e ruas em busca dos votos, quando a campanha começar dia 25.

Muito abaixo do esperado
O ato previsto para receber um milhão de pessoas, ontem, no Rio de Janeiro, não contou com sequer 20 mil apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Alguns aliados deixaram de comparecer, justamente, por receio de não reunir um grande público. O evento foi em defesa da anistia para quem participou das manifestações de 8 de janeiro de 2023.

Olinda e Dujiangyan

Olinda e a cidade de Dujiangyan, que fica na província chinesa de Sichuan, deram início a uma aproximação que poderá render muitas parcerias. As primeiras conversas foram entre o vice-prefeito Chiquinho (SD) e o prefeito da província, Zhang Yadan, sexta-feira passada.

Fim da união

O Cidadania aprovou o fim da federação com o PSDB, mas a separação só será em 2026, devido ao prazo mínimo de quatro anos. O partido quer retomar a identidade e avalia se ficará só ou se buscará novas alianças. PSDB estuda fusão com Podemos por questão de sobrevivência.

SDS canta vitória

A Secretaria de Defesa Social (SDS) cantou vitória, após o clássico  Santa Cruz x Sport pelas semifinais do Campeonato Pernambucano. Ao contrário da barbárie do dia 1º de fevereiro, dessa vez não houve confrontos entre as chamadas torcidas organizadas. Cerca de 800 PMs atuaram na segurança, dentro e fora do Estádio do Arruda, conforme a SDS.