New York Times: Brasil perto de voltar à ditadura Julgamento que tornou ex-presidente Jair Bolsonaro réu foi repercutido por vários veículos dos Estados Unidos, América Latina e Europa

Publicação: 28/03/2025 03:00

Os jornais mais influentes do mundo repercutiram o julgamento, na última quarta-feira, que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) réu por tentativa de golpe de Estado. Várias publicações, inclusive, relembraram o passado ditatorial do Brasil.

O New York Times (NYT), dos Estados Unidos (EUA), disse que a investigação revelou que o Brasil chegou perto de voltar à ditadura e o francês Le Figaro destacou que a decisão é histórica para um país ainda “assombrado pela memória da ditadura militar (1964-1985)”.  

O NYT escreveu que “a investigação revelou o quão perto o Brasil chegou de retornar a uma ditadura militar quase quatro décadas depois de sua história como uma democracia moderna” e que “Bolsonaro também parece estar apostando no apoio do Sr. Trump”.

Já o Le Figaro destacou que “a decisão é histórica em um país ainda assombrado pela memória da ditadura militar (1964-1985), recentemente revivida pelo fenomenal filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vencedor do Oscar de melhor filme internacional”.

O jornal ligado ao mercado financeiro de Wall Street, o The Wall Street Journal, destacou que o julgamento desferiu “um golpe em um dos aliados mais próximos do presidente Trump na América Latina”

O The Washington Post, principal jornal da capital dos EUA, lembrou ainda que Bolsonaro era conhecido por “expressar nostalgia pela ditadura passada do país e desafiou abertamente o sistema judicial do Brasil durante seu mandato de 2019-2022”.

América Latina

O jornal argentino Clarín também deu destaque ao julgamento., enquanto o mexicano El Universal fez uma reportagem para repercutir a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o julgamento, destacando ainda os argumentos de Moraes e do Bolsonaro sobre a trama golpista.

Europa

O tradicional jornal inglês The Guardian destacou que a decisão que tornou Bolsonaro réu “deixa o populista de extrema direita enfrentando o esquecimento político e uma possível pena de prisão de mais de 40 anos”.

O jornal espanhol El País disse que não é incomum que um ex-presidente seja julgado criminalmente no Brasil, “o que é inédito é que ele será levado a julgamento por um golpe”. (Agência Brasil)