DIARIO POLíTICO » União e problemas

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 01/04/2025 03:00

A iniciativa do presidente da Fiepe, Bruno Veloso, de criar o Fórum Permanente de Infraestrutura foi muito elogiada pelas autoridades presentes no ato de lançamento. Os discursos foram unânimes sobre a importância de unir as lideranças políticas, independentemente dos partidos aos quais são filiados e dos seus projetos eleitorais. Pregaram que Pernambuco deve estar em primeiro lugar. Mas é necessário uma entidade neutra para tentar construir essa unidade. Além das dificuldades em juntar com frequência alguns adversários políticos, há muitos entraves para que projetos estratégicos saiam realmente do papel. As 20 prioridades que o Fórum da Fiepe listou somam R$ 27,6 bilhões, sendo a maior parte de obras públicas. Aí entram a burocracia, licitação, falta de recursos e interesses políticos no jogo. Além de entraves que surgem no decorrer da elaboração dos projetos. Ontem, o foco foi a retomada da Ferrovia Transnordestina. Uma obra que vem se arrastando e que o trecho entre Salgueiro e Suape chegou a ser retirado dos planos. O presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, assegurou que não faltarão recursos, mas lembrou que há obstáculos pela frente, como ajuste no traçado e licenças ambientais. Ele chegou a pedir que a sociedade compreenda a importância do empreendimento. E é aí que a classe política deve ter participação ativa, por ter uma ligação direta com a população. Não basta apenas pedir votos.

Palavras e seus significados
No evento da Fiepe, onde estava o prefeito João Campos (PSB), o ministro Silvio Costa Filho (Rep) cumprimentou Raquel Lyra (PSD), ressaltando que ela “está fazendo um conjunto de interligações importantes para o desenvolvimento de Pernambuco”. Silvio, inclusive, foi citado por Danilo Cabral como senador. O superintendente da Sudene, depois corrigiu e o chamou de ministro.

Lista de benefícios
Danilo Cabral listou uma série de benefícios da Transnordestina: atenderá a mil municípios, 220 mil empresas formais e 3,5 milhões de trabalhadores, além de aumentar o PIB do Nordeste em 40%. “Por isso, há uma legítima ansiedade para que a Transnordestina se realize”, disse.

Decisão em 15 dias
Até o dia 15, a união entre Republicanos e PSDB poderá ter uma definição. Antes disso, os presidentes nacionais dos dois partidos, Marcos Pereira e Marconi Perillo, respectivamente, se reunirão para definir os detalhes. Juntas as duas siglas somam 56 deputados federais.

Henry é cobrado por reunião
A fala de Raul Henry no evento do PSB de que o MDB estará com João Campos em 2026, apesar dos grupos contrários, foi vista de forma atravessada. Essa ala oposta avalia que Raul é presidente, mas não decide nada sozinho e precisa ouvir as lideranças com mais frequência. Em agosto tem eleição para o diretório estadual.