Lula diz que Bolsonaro tentou dar golpe

Publicação: 28/03/2025 03:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que é “visível” que o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou dar um golpe de Estado e também teve participação no plano para assassiná-lo. O presidente, porém, afirmou que seria “presunção” fazer qualquer previsão sobre o desfecho do julgamento de Bolsonaro pelo STF.

Na avaliação do presidente, não adianta Bolsonaro ficar “fazendo bravata” e alegar perseguição. “Ele sabe o que ele cometeu. E não adianta ficar pedindo anistia antes do julgamento”, afirmou. Lula disse ainda que é preciso respeitar o processo legal e o direito à defesa, mas que, se Bolsonaro for considerado culpado, precisará cumprir a pena.

O Supremo Tribunal Federal já condenou 503 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, até ontem. As sentenças atingem incitadores, executores e financiadores da invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília, e resultam de 1.586 ações penais abertas desde o início das investigações, segundo dados da Corte.

VACINA
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu, ontem, o arquivamento do inquérito que apura a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro no esquema de falsificação de cartões de vacinação. (Estadão Conteúdo)