Senadora pede impeachment de Lupi Para Damares Alves, ministro da Previdência teria cometido crime de responsabilidade por ter se omitido diante das denúncias no INSS

Publicação: 30/04/2025 03:00

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou ontem uma representação junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo o impeachment do ministro da Previdência Carlos Lupi. A senadora alega que o ministro se omitiu diante das denúncias de desvios no pagamento de aposentadorias.
Segundo a senadora, Lupi teria cometido crime de responsabilidade por ter recebido as denúncias e supostamente ignorado. Ontem, Lupi afirmou que “agiu a tempo” diante das denúncias de supostas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com descontos ilegais em aposentadorias. 
“Eu demiti um diretor que tinha, inclusive, sido superintendente. Demitido em maio de 2024, pela letargia, pela demora. Eu pedi para instalar uma apuração”, frisou durante reunião na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família. Na segunda-feira, durante a abertura da reunião do Conselho Nacional de Previdência Social, o ministro já havia se defendido das acusações de que teria se omitido.
No último fim de semana, a TV Globo revelou que o ministro levou quase um ano para tomar as primeiras providências sobre o aumento de descontos não autorizados em aposentadorias. Damares usou as informações publicadas na imprensa para fundamentar seu pedido junto à PGR. 
“Não é crível que um ministro de Estado, que tem sob seu comando um dos maiores mecanismos de pagamentos de benefícios do mundo, o INSS, saber que tal autarquia sob sua responsabilidade é alvo de tão graves denúncias e ficar inerte”, argumentou Damares. Cabe à PGR analisar se apresenta ou não denúncia contra o ministro Carlos Lupi a partir das informações fornecidas pela senadora. (Estadão Conteúdo)