DIARIO POLíTICO » Álvaro no ataque

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 14/05/2025 03:00

Pelo segundo dia consecutivo, o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), foi à tribuna para confrontar o Governo do Estado. Na segunda-feira, disse que acataria o pedido da deputada governista Débora Almeida (PSDB) para trancar a pauta da Ordem do Dia. E assim, vai arrastar o quanto puder a sabatina com Virgílio Oliveira, indicado pelo Avante para administrar o Arquipélago de Fernando de Noronha. Não importa se os moradores da Ilha estão passando por alguma dificuldade. O caldo desandou ainda mais depois que o presidente do Conselho Distrital, Milton Luna, colocou a possibilidade de judicializar o caso da sabatina. Álvaro também não pretende pautar a curto prazo a votação do empréstimo de R$ 1,5 bilhão, mesmo que cause mais atraso para iniciar a obra do Arco Metropolitano no trecho Sul e outras que a governadora Raquel Lyra (PSD) quer dar início. Ontem, Álvaro Porto centrou fogo na falta de segurança, reforçando o discurso de que há poucos policiais nas ruas. Muito embora, o Governo garanta que vem recuperando as condições das polícias Militar e Civil, depois de tê-las encontrado em situações precárias. Evidentemente, que está em jogo a eleição de 2026. As grandes entregas de Raquel ainda não aconteceram, a não ser o Hospital da Mulher do Agreste, que se arrastou por 10 anos até ficar pronto. Pelos planos da governadora, o segundo semestre deste ano e 2026 serão marcados por inaugurações de creches, maternidades e as obras do Arco Metropolitano e da duplicação da BR-232 até Arcoverde. E é tudo que a oposição não quer que aconteça, em pleno ano eleitoral.

Alinhamento com Campos

O senador Humberto Costa (PT) destacou que não houve qualquer problema com o prefeito João Campos (PSB) em relação às indicações de nomes do PT para a Prefeitura do Recife. O parlamentar reforçou que sempre defendeu a autonomia do prefeito na escolha de sua equipe e que jamais condicionou apoio político à ocupação de cargos.

Treino para servidores

Servidores de Jaboatão participam, hoje e amanhã, do treinamento sobre captação, gestão e prestação de contas de recursos públicos. “Queremos garantir maior eficiência na aplicação dos recursos e na execução de políticas públicas”, disse o prefeito Mano Medeiros (PL).

Braçoforte se garante

A vereadora Ana Braçoforte provou, na 25ª Zona Eleitoral de Goiana, que o DC cumpriu a cota de gênero, nas eleições de 2024. Ela foi eleita com 1.139 votos, mas a chapa proporcional vinha sendo contestada. O advogado Delmiro Campos foi quem fez a defesa da parlamentar.

Paulo Roberto com Henry

Prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda afirma que, apesar das diferenças, confia plenamente em Raul Henry para continuar preisidindo o MDB-PE. “O que nos une é muito mais forte do que qualquer diferença. Essa é a essência da democracia”, garantiu. Paulo Roberto compõe a chapa da situação.