Noronha: segue impasse entre governo e Alepe
Após representantes do Conselho Distrital do arquipélago solicitarem sabatina com urgência, deputados desmarcaram ida à audiência pública no dia 28
Adelmo Lucena
Publicação: 14/05/2025 03:00
![]() | |
Presidente do conselho foi recebido pela líder do governo e gerou mal estar na Casa |
Mais um capítulo no impasse da sabatina do novo administrador de Fernando de Noronha ocorreu ontem na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). À tarde, a Mesa Diretora do Conselho Distrital do arquipélago foi à Casa entregar um requerimento solicitando que a sabatina do advogado Virgílio Oliveira, indicado pelo Governo do Estado na cota do Avante para assumir administrar Fernando de Noronha, seja pautada com urgência. E não descartou a judicialização do processo.
O ato provocou mal estar entre os parlamentares, incluindo o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB). Na sequência, à noite, os deputados estaduais desmarcaram a presença na audiência pública no arquipélago marcada para 28 de maio. Participariam da reunião agendada a pedido do Conselho Distrital, os deputados que compõem a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ): Paulo (PT), Edson Vieira (UB) e Waldemar Borges
De acordo com o presidente do Conselho, Milton Luna, o atraso na escolha é por uma questão “política” e, segundo ele, os deputados alegam estar esperando o Governo do Estado pagar o restante das emendas parlamentares de 2024. A expectativa do órgão é que, dentro de 15 dias, a sabatina seja realizada para definir o novo administrador, caso não ocorra neste prazo, Luna afirmou “não ter dúvidas” sobre buscar os meios legais.
“Vamos esperar esses 15 dias para que a sabatina aconteça e (caso não ocorra) a gente vai ver outros caminhos. Isso precisa ser resolvido. Tenho certeza absoluta de que eles (os deputados) vão esquecer um pouco a questão política com a governadora e pensar em Noronha”, afirmou Luna. Atualmente, o administrador adjunto de Fernando de Noronha é José Aglailson Neto, nomeado em 8 de abril pela governadora Raquel Lyra.
Além de Luna, o vice-presidente Daniel Almeida e a secretária Cassiana de Oliveira foram recebidos pela líder do governo na Alepe, deputada Socorro Pimentel (UB). O presidente do conselho, inclusive, chegou a entrar no plenário da Casa.
O presidente da Alepe afirmou que “a visita do presidente do Conselho Distrital de Noronha foi inoportuna e não foi bem vista”. “Ele (Milton) entrou nas dependências do plenário para constranger os deputados. E a Casa não aceita ser ameaçada. Ele só foi mantido lá porque foi levado pela líder do governo. Em consideração a ela, ele não foi retirado. Se ele quiser judicializar, que judicialize. Quem pauta a Alepe é a Alepe”, sentenciou Álvaro Porto.