INSS: vítimas começam a ser atendidas nos Correios
Ministro da Previdência estará presente na Agência Central dos Correios, na capital pernambucana, para receber os beneficiários prejudicados pela fraude
Publicação: 30/05/2025 03:00
A partir de hoje, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem recorrer a quase cinco mil agências dos Correios em todo o país para verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seu benefício. No Recife, o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, irá acompanhar o atendimento presencial na Agência Central dos Correios, no bairro de Santo Antônio.
“Nós temos uma determinação do presidente de abranger todo o conjunto de aposentados e pensionistas que foram lesados de alguma forma. Eu vou fazer questão de receber os primeiros aposentados que chegarem na agência (Central)”, afirmou o ministro, ontem, durante participação no programa “Bom Dia, Ministro”.
Até o momento, dos 9 milhões de brasileiros que foram notificados por descontos de entidades associativas, apenas 2,3 milhões se manifestaram. A abertura dos atendimentos presenciais marca o início de uma nova estratégia do governo federal, que busca ampliar as formas de acesso dos segurados a um canal oficial para reivindicar a devolução dos valores indevidamente descontados.
Ao todo, são 4.730 agências dos Correios que vão fazer o atendimento de segurados que têm dificuldade em usar internet e preferem que seja feito presencialmente. “Os Correios treinaram os seus funcionários e eu fiz uma recomendação ao presidente Fabiano (Silva dos Santos) para que haja um atendimento acolhedor, com paciência. São pessoas que não têm habitualidade com esse tipo de procedimento”, disse o ministro.
Para registrar a reclamação, basta portar um documento oficial de identificação com foto. Não será necessário apresentar comprovantes bancários nem extratos dos descontos. (Da redação com Correio Braziliense)
“Nós temos uma determinação do presidente de abranger todo o conjunto de aposentados e pensionistas que foram lesados de alguma forma. Eu vou fazer questão de receber os primeiros aposentados que chegarem na agência (Central)”, afirmou o ministro, ontem, durante participação no programa “Bom Dia, Ministro”.
Até o momento, dos 9 milhões de brasileiros que foram notificados por descontos de entidades associativas, apenas 2,3 milhões se manifestaram. A abertura dos atendimentos presenciais marca o início de uma nova estratégia do governo federal, que busca ampliar as formas de acesso dos segurados a um canal oficial para reivindicar a devolução dos valores indevidamente descontados.
Ao todo, são 4.730 agências dos Correios que vão fazer o atendimento de segurados que têm dificuldade em usar internet e preferem que seja feito presencialmente. “Os Correios treinaram os seus funcionários e eu fiz uma recomendação ao presidente Fabiano (Silva dos Santos) para que haja um atendimento acolhedor, com paciência. São pessoas que não têm habitualidade com esse tipo de procedimento”, disse o ministro.
Para registrar a reclamação, basta portar um documento oficial de identificação com foto. Não será necessário apresentar comprovantes bancários nem extratos dos descontos. (Da redação com Correio Braziliense)
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