INSS » Mais quatro entidades devem ser alvo

Publicação: 17/05/2025 03:00

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, afirmou, ontem, que mais quatro entidades associativas devem ser incluídas no processo por possíveis fraudes em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele não informou, entretanto, qual o valor arrecadado por essas entidades ao longo dos anos que deve ser alvo de medidas de bloqueio cautelar.

Na semana passada, a AGU pediu à Justiça Federal o bloqueio de R$ 2,56 bilhões em bens de 12 entidades associativas. Elas constituem o “núcleo da fraude”, sendo alvo do maior número de reclamações por parte de segurados do INSS.

Segundo balanço divulgado ontem pelo INSS, aposentados e pensionistas registraram 1.345.817 pedidos de reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas. Em números totais, 1.370.635 segurados consultaram a plataforma Meu INSS ou o canal 135 de atendimento telefônico para obter informações sobre descontos de entidades associativas, sendo que 24.818 informaram que o desconto foi autorizado. (Agência Brasil)