DIARIO POLíTICO » Virgílio em Noronha

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/05/2025 03:00

O administrador adjunto do Distrito de Fernando de Noronha, o advogado Virgílio Oliveira, tem chegada prevista para hoje a fim de começar a trabalhar in loco. Ele deveria estar lá desde sexta-feira passada, porém, depois de 25 minutos de voo rumo à ilha, o piloto teve que retornar ao Recife por conta das fortes chuvas. A previsão é que hoje também chova forte, mas Virgílio espera, enfim, colocar os pés em Noronha, mesmo oficialmente não sendo o administrador-geral. Nomeá-lo como adjunto foi a saída da governadora Raquel Lyra (PSD) para driblar o impasse com a CCLJ da Assembleia Legislativa e até mesmo com o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB). É com o aval de Porto que o presidente da CCLJ, deputado Alberto Feitosa (PL), não marca a sabatina com Virgílio para ele ser nomeado titular do cargo. Já se passaram 50 dias desde que ele foi indicado pelo Avante, num acordo que garantiu o partido na base do Governo Raquel. E, consequentemente, o rompimento com o prefeito do Recife e pré-candidato a governador pelo PSB, João Campos. Ontem, Virgílio disse que quer dar início ao trabalho. Hoje à tarde, se reunirá com representantes da população para ouvir os principais pleitos. Amanhã, será com os integrantes do Conselho Distrital. Ele também circulará pela ilha para se apresentar à população. “A minha nomeação como administrador adjunto foi uma reação ao que vem acontecendo e também para atender ao clamor dos ilhéus pela chegada do titular. Foi uma solução paliativa para poder começar a trabalhar”, salientou Virgílio Oliveira.

Solidariedade ao ilhéu
Ontem, Virgílio Oliveira visitou o ilhéu Emanuel Apory, que está no Hospital da Restauração se recuperando do tiro que levou do delegado Luiz Alberto Braga, por questão de ciúme. O ambulante, inclusive, teve a perna amputada. Virgílio prestou solidariedade e garantiu que a administração de Fernando de Noronha está à disposição de Emanuel e sua família.

Emenda de Sileno
Apesar de toda a reclamação na Assembleia Legislativa sobre o atraso das emendas parlamentares, o deputado Sileno Guedes (PSB) tem o que comemorar. Segundo ele, o Governo do Estado liberou R$ 400 mil para conclusão das obras do Hospital Alice Batista dos Anjos, em Amarji.

Democracia em Foco
Amanhã, terá início a 24ª Conferência Anual do Observatório Internacional da Democracia Participativa em Córdoba, na Argentina. Objetivo é discutir o papel da democracia participativa no mundo. A deputada estadual Débora Almeida (PSDB) estará presente no evento.

Marcha em tempos de chuva
A Marcha dos Prefeitos começa amanhã, em Brasília, e 115 prefeitos de Pernambuco se inscreveram. Porém, devido ao alerta de chuvas fortes feito pela Apac na RMR e Zona da Mata, gestores de municípios dessas suas áreas devem continuar de prontidão. Apesar de os prefeitos aproveitarem o evento para fazer contatos, é prudente cuidar das suas cidades.