DIARIO POLíTICO » Disputa acirrada

por Ricardo Dantas Barreto

Publicação: 03/07/2025 03:00

Domingo tem o Processo de Eleição Direta (PED) do PT para eleger os comandos nacional, estaduais e municipais. Em algumas situações, há favoritos, mas a previsão é que tenha disputas acirradas entre os petistas. Um exemplo é o Recife, onde concorrem à presidência o vereador Osmar Ricardo, o ex-vereador Jairo Britto e Pedro Alcântara. Há quem ache que Osmar vença no 1º turno, apostando na divisão do grupo que tem Jairo e Pedro concorrendo. Mas a possibilidade de a eleição ser decidida numa 2ª etapa, dia 27, é vista como provável, pois nenhum somaria mais de 50% dos votos. Esse suspense, por sinal, tende a se estender, pois a apuração só deve terminar na terça-feira. Além dos 4 candidatos a presidente nacional, 2 à presidência estadual e 3 ao comando municipal, há 8 chapas nacionais, 5 estaduais, 4 municipais e em cada uma das 11 zonais do Recife também foram registradas chapas. Ou seja, serão muitos votos para contar, além dos recursos que serão apresentados. Na disputa pelo Diretório Estadual, a situação está mais tranquila para o deputado Carlos Veras, já que o ex-deputado Fernando Ferro não reuniu tantos apoios. Os resultados nos municípios e no Estado serão importantes para as eleições de 2026, porém o rumo que o PT tomará será decidido pela direção nacional. Se o partido apoiaria a governadora Raquel Lyra (PSD) ou o prefeito João Campos (PSB). Justamente por isso, lideranças de partidos aliados a ambos os pré-candidatos ao Governo do Estado estariam agindo nos bastidores. 

De olho na federação

Um encontro estratégico chamou a atenção dos observadores políticos, ontem em Brasília. O deputado Aécio Neves (PSDB), ao saber da presença de Marília Arraes (SD), a procurou para tratar sobre a federação entre os dois partidos e também com o PRD. Vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília é vista como peça importante nessa união partidária.

Resgate histórico

Priscila Krause (PSD) fez um trabalho elogiado à frente das atividades que marcaram o Bicentenário da Confederação do Equador. A vice-governadora acredita que o resultado desse resgate histórico deverá ser lembrado nos 300 anos do movimento de libertação de Pernambuco.

Ajudinha de luxo

A governadora Raquel Lyra (PSD) teve que dar uma ajudinha, ontem, a sua vice Priscila Krause (PSD), na hora da leitura dos premiados por obras sobre o Bicentenário da Confederação do Equador. Depois de ler as letrinhas, Raquel sugeriu que Priscila procurasse um oftalmologista.

Fica só na vontade

O líder da oposição na Câmara do Recife, Felipe Alecrim (Novo), comemorou a aprovação unânime do seu requerimento propondo o fim da Zona Azul, mas não deve passar disso. Até porque é praxe que os requerimentos sejam aprovados na Casa. Dificilmente a proposta seguirá adiante, pois Prefeitura não dispensa essa arrecadação.