DIARIO POLíTICO » Lula dá um respiro

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 26/07/2025 03:00

Mais uma pesquisa de opinião mostrou que o presidente Lula (PT) deu uma respirada, nesse momento de enfrentamento com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em torno do tarifaço de 50% para os produtos exportados pelo Brasil. De acordo com o levantamento Pulse Brasil/Ipespe, a reprovação do petista caiu de 54% para 51% e a aprovação subiu de 42% para 45%. A mesma pesquisa apontou que a atuação de Lula contra a taxação é aprovada por 50%, enquanto 45% reprovam e 5% dos entrevistados não souberam responder. De acordo com o Ipespe, a avaliação dos brasileiros em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesse episódio, é negativo. Vale lembrar que um dos critérios que Trump estabeleceu para aplicar a tarifa elevada ao Brasil é que o aliado fique livre de todos os processos e possa concorrer ao Palácio do Planalto. A pesquisa mostra que 60% dos entrevistados reprovam as atitudes de Bolsonaro e ele é aprovado por apenas 32%, enquanto 21% não souberam responder. O cientista político Antônio Lavareda falou na CNN Brasil que essa redução na reprovação teve uma ajuda porque o Governo Lula reagiu bem nas crises do IOF e do INSS, além dos posicionamentos do presidente em relação à taxação dos EUA. No entanto, Lavareda observa que, se essa taxa realmente for aplicada, será preciso observar o comportamento da população. Lavareda avalia que, havendo consequências na economia brasileira, com aumento de desemprego e crescimento da inflação, a cobrança será feita a Lula, em pleno ano eleitoral.

Economia sob desconfiança

Pesquisa do Pulse Brasil/Ipespe aponta que a atual política econômica implementada pelo Governo Lula ainda não convence a maioria dos brasileiros, apesar de haver números positivos. Para 39% dos entrevistados, a economia está andando para trás e 35% acham que está em ritmo de crescimento. Outros 23% avaliam que a economia está parada.

Elogios no Planalto

Dois socialistas estão bem na fita no Palácio do Planalto. O vice-presidente Geraldo Alckmin, por estar tratando da questão do tarifaço de forma comedida e racional. E a deputada federal Tabata Amaral, pela defesa ao Pix que fez de forma didática, nas suas redes sociais.

Rec’n Play em Caruaru 

A governadora Raquel Lyra (PSD) foi às redes sociais para avisar que Caruaru sediará uma edição do Rec’n Play, entre os dias 28 e 30 de agosto. E enfatizou que será a primeira vez que o evento acontecerá fora do Recife. O Estado investirá R$ 1,5 milhão no Rec’n Play caruaruense.

Conversa de Lula e João Campos

A apuração da CNN Brasil sobre o almoço no Palácio da Alvorada foi de que o presidente do PSB, João Campos, disse ao presidente Lula que a federação PSB-Cidadania pode eleger 35 deputados federais. Mas o petista teria alertado para manter os aliados unidos no Nordeste, para não haver risco de a direita eleger senadores.